SEMINÁRIO SOBRE REVOLTA DOS BÚZIOS ACONTECEU NO BAIRRO KIDÉ E MARCOU AS COMEMORAÇÕES DOS 10 ANOS DO NAENDA EM JUAZEIRO

"Barulho dos Búzios no quintal do Naenda”, este foi o nome do seminário ocorrido ontem na sede do Núcleo de Arte-educação Nego D´Água (NAENDA) no bairro Kidé em Juazeiro. O evento promovido pelo Núcleo envolveu 50 crianças e 50 adolescentes do bairro em atividades de formação, durante todo o dia encerrando com as comemorações dos 10 anos da entidade.

Com uma vasta programação o evento deu inicio às 9 horas da manha com apresentações culturais e em seguida as crianças participaram de  oficinas de formação sobre o significado da Revolta dos Búzios. Segundo a educadora e facilitadora de uma das oficinas, Quércia Oliveira, as crianças vem de escolas com um currículo ainda defasado que não trata de forma aprofundada de questões culturais e históricas de seu povo como a revolta dos búzios, por isto ela acredita que o seminário vem provocar uma inquietação nas crianças, “a gente tem uma lacuna histórica muito grande, por isto tem que localizar o que foi a revolta dos búzios”, desabafou.

Para o coordenador do evento, Antonio Carvalho, o objetivo é fazer o debate com as crianças sobre este marco histórico pouco discutido nas escolas, além de provocar o debate sobre a lei 10.639/2003 que obriga o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas.

Na parte da tarde as crianças e adolescentes puderam demonstrar o que vem aprendendo no dia-a- dia das oficinas promovidas pelo Naenda. Orquestra, Dança Afro, Percussão e Teatro foram algumas das expressões artísticas apresentadas ao público e aos pais presentes.

O seminário foi financiado por um projeto aprovado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do governo do estado da Bahia. Segundo a coordenadora de políticas quilombola da secretaria, Rosane Viana, o objetivo do projeto é fortalecer e valorizar os povos tradicionais e resgatar a memória de luta pela igualdade. Dos 10 projetos aprovados no estado,Juazeiro foi contemplado com dois.Rosane esteve  durante toda a programação do seminário e afirmou que é importante pautar o assunto também nas escolas  e em outros espaços sociais. “o trabalho com crianças, juventude e arte desenvolvido pelo NAENDA, foi o que mais me chamou atenção”, concluiu.

Neste clima festivo, a programação contemplou também a comemoração dos 10 anos do NAENDA. O coordenador geral da instituição Adegivaldo Mota fez um breve histórico do NAENDA e convidou as demais pessoas que fizeram e fazem parte da historia dos dez anos. O parabéns foi entoado pela banda Afoxé Filhos de Zaze, seguido de um coquetel de confraternização e apresentações culturais.

A Revolta dos Búzios

Tendo início em 1798, a Revolta dos Búzios, também conhecida por Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates, é considerada um dos movimentos mais importantes na história e a primeira revolta social do Brasil, por lutar pela igualdade racial e social, independência e liberdade dos escravos.

Em 8 de novembro de 1799, quatro integrantes do movimento foram enforcados em praça pública para que servissem de exemplo a todos que por ventura repetisse o ato de insurreição. Após 213 anos da Revolta, em março de 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que reconhece Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus como heróis nacionais e seus nomes foram finalmente inscritos no "livro de aço" em Brasília, juntamente com o de Zumbi dos Palmares. Os quatro mártires são os primeiros negros baianos que entraram para o panteão de heróis da pátria.

A Revolta dos Búzios ficou reconhecida como a primeira manifestação em que o protagonismo popular foi reconhecido e contribui significativamente para as posteriores conquistas do povo negro na Bahia e no Brasil. Mais de 200 anos se passaram e a Bahia, através da SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) celebra durante todo o mês de agosto esse marco da luta popular no país.

Por Uilson Viana - Ascom