TERCEIRA NOITE DO TRÍDUO EM HONRA A SÃO VICENTE

A terceira noite do tríduo em honra a São Vicente de Paulo aconteceu nesta sexta-feira 13. A reflexão da noite ficou sob responsabilidade da Ir. Creuza, que vive na comunidade de Dirceu Arcoverde, cidade piauiense vizinha de Remanso. Sua pregação foi construída a partir do bastante conhecido trecho da primeira carta de são Paulo aos coríntios capítulo 13, em que o apóstolo fala sobre a caridade.

A temática do tríduo está nos ajudando a refletir sobre o papel da juventude na construção da paz, que é fruto da justiça. Somente as pessoas de boa vontade que praticam o amor caritativo ensinado e vivenciado por São Vicente enquanto discípulo-missionário de Jesus Cristo são capazes de lutar por um mundo cada vez mais justo e fraterno. O amor “não folga com a injustiça, mas folga com a verdade” (1Cor. 13, 6).

Solidarizar-se com os pobres, sofredores, excluídos e injustiçados do mundo, a começar com as pessoas necessitadas que vivem ao nosso redor, é o caminho que o Evangelho de Jesus nos aponta na luta diária na construção de um mundo conforme a vontade de Deus. Apesar da caminhada parecer longa e difícil e por vezes nos desmotivarmos, não podemos desistir, pois o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Cor. 13, 7). Imitar São Vicente, indo às periferias do mundo, aproximando cada vez mais a Igreja do pobre, é certamente o que mais nos pede o Papa Francisco.

Antes da benção final, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), no momento da ação de graças, apresentou um conjunto de slides com o objetivo de sensibilizar as pessoas presentes no pátio do Centro São Vicente a respeito do sofrimento cotidiano que bilhões de filhos de Deus vivem no mundo. Certamente, o calvário de Jesus ainda continua na história.

Procissão de Entrada conduzindo o símbolo da JMJ
 Durante os três dias a imagem do santo padroeiro foi conduzida em procissão, junto com os noiteiros, por jovens que participaram da JMJ, no mês de julho de 2013 no Rio de Janeiro. A terceira noite foi a vez do jovem Michel.
 Ana Araceli - comentarista
 Acolhida da Palavra de Deus
 Irmã Creuza, pregadora da noite
A animação da terceira noite foi do Coral da Família, constituído, em sua maioria, por casais do ECC