DURANTE VISITAS DOMICILIARES, PASTORAL DA CRIANÇA, SETOR JUAZEIRO, ENCONTRA FAMÍLIA EM SITUAÇÃO DE EXTREMA NECESSIDADE

A Pastoral da Criança, ao visitar as famílias sempre se preocupou em orientá-las com as questões alimentares e até mesmo com a fome nas comunidades onde atua, pois é frequente encontrar casos de famílias que não tem acesso à alimentação.

A comunicadora popular da Pastoral da Criança, Cleidiane Marques de Almeida, do setor de Juazeiro (BA), relata que líderes da Pastoral da Criança, durante a visita domiciliar mensal, encontram famílias que não têm condições de garantir uma alimentação adequada aos seus filhos.

“Recentemente durante as visitas domiciliares, uma líder encontrou uma família em uma situação de extrema necessidade. A mãe mora com os quatros filhos, sendo que uma estava desnutrida e com asma. Contou que só tinha arroz e feijão para das aos filhos, no café da manhã, almoço e jantar”, relata Cleidiane. “A família vive apenas com um benefício de R$415,00 do bolsa família. Vive na zona rural em uma casa de taipa, sem banheiro e sem piso. Além do mais, não tem creche para os filhos, o que impede a mãe de trabalhar”.

Atenta a essa realidade, que é a de muitas comunidades brasileiras, a Pastoral da Criança, através da ação dos mais de 207 mil voluntários, orienta as famílias nos cuidados com as crianças, incentivando as hortas caseiras, forma simples e barata de diversificar a alimentação da família; o plantio de árvores frutíferas e a criação de galinhas, que podem complementar a alimentação. Os líderes também orientam sobre cuidados com a prevenção da saúde das crianças, como não ter animais dentro de casa e fogão a lenha, pois a fumaça agrava os casos de asma e outras doenças respiratórias.

Paróquia de Remanso, compartilhando informações da “comunicar juazeiro” (página do facebook) e foto ilustrativa da internet.