ENCONTRO DEBATEU NOVA EVANGELIZAÇÃO E A MISSÃO NA CIDADE

A Comissão Episcopal para a Missão Continental realizou entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro o 4º Encontro Nacional sobre a Missão Continental. O evento, realizado no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF), tratou do tema “Nova Evangelização e a missão na cidade”, e refletiu sobre a proposta pastoral da Igreja para o mundo urbano.

Entre os 40 participantes do evento, estavam lideranças leigas, seminaristas, religiosas, presbíteros e bispos de diversas dioceses do Brasil. “Na realidade urbana precisamos encontrar meios concretos na dimensão missionária para sairmos dos nossos centros e irmos às periferias ou nós estaremos completamente deslocados. Este Encontro vai nos ajudar a encontrar novas pistas de ação e sobre tudo, reforçar o ânimo missionário para nos despojarmos de um bocado de coisas”, avalia dom Adriano Vasino Ciocca, bispo de São Félix do Araguaia (MT) e presidente da Comissão.

Na avaliação do assessor da Comissão, padre Sidnei Dornelas, a missão nas grandes cidades é um desafio. “A ideia é ver o que a Nova Evangelização tem a ver com a Missão Continental e a evangelização no contexto urbano. Isso, através da paróquia que é tema central hoje para toda a Igreja no Brasil conforme tratado na última Assembleia Geral da CNBB e que virou Documento de Estudo (n. 104)”. O curso trouxe também a apresentação de experiências de Missão intergentes e ad gentes no mundo urbano, na assessoria do arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

Fonte: site da CNBB