NONA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

O novenário de preparação para a grande festa em honra a Nossa Senhora do Rosário chega ao fim, deixando saudades e a certeza de que a participação alegre dos milhares de devotos nestes nove dias de muita graça e luz contribuiu para fortalecer, no coração de cada um deles, a fé no Deus da vida. É preciso agora praticar esta fé na esperança de que é possível vivermos em uma cidade e num mundo mais humano, justo e fraterno.

Noite dedicada às famílias, comunidades do interior, visitantes, filhos e filhas de Remanso residentes em outras cidades e aos pescadores e pescadoras, a celebração do último dia da novena foi presidida pelo bispo da Diocese de Juazeiro/BA Dom José Geraldo.

É comum vermos pessoas (inclusive muitos cristãos) negando o mundo, enxergando nele um espaço de manifestação do mal. Por causa desta visão negativa, assumem uma atitude de se afastar do mundo. Porém, como bem nos lembrou Dom José Geraldo na sua pregação, “não podemos viver alheios ao mundo”, pois “vivemos no mundo, somos parte dele”. Na verdade, continua falando o bispo, “o mundo é o terreno de Deus” e nós “somos os atores protagonistas que atuam no mundo”, transformando-o para melhor ou pior. Ora, “se o mundo está bem, é porque estamos bem”, mas “se o mundo está mal, precisamos agir para melhorá-lo”.

O tema da última noite do novenário, Nossa Senhora do Rosário, anima a juventude que se empenha por um mundo mais humano, justo e fraterno, é na verdade uma evocação a Maria, aquela que acolheu em seu coração e gerou no seu ventre a Palavra Viva de Deus, para que ela, Mãe e companheira do povo, oriente o caminhar dos jovens rumo a construção de um mundo novo segundo a vontade de Deus.

Quando contemplamos a vida de Maria, percebemos que ela é o exemplo perfeito do discípulo e missionário de Jesus, pois soube meditar e fecundar no coração a Palavra de Deus (Lc. 1, 26-38). Ter a capacidade de perceber o que Deus fala através das pessoas e da Palavra é a atitude do verdadeiro seguidor de Jesus. Dom José Geraldo falou algo que devemos deixar calar no mais profundo do nosso coração: “o desejo de melhorar o mundo passa pela encarnação de Deus em cada um de nós”. Que a exemplo de Maria, deixemos Deus fecundar o nosso coração. Amém.