OITAVA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A oitava noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário foi dedicada aos jovens de Remanso. Juventude alegre que se organiza a fim de trocar experiências e refletir sobre os problemas que afetam a nossa cidade, como, por exemplo, o uso das drogas e a violência. Além dos jovens, também foram homenageados os professores e servidores públicos.

Presidiu a celebração da noite Pe. João Mendes, pároco da paróquia de Uauá/BA, enquanto que a animação da penúltima noite do novenário ficou sob a responsabilidade do coral Unidos Pela Fé. Em sua pregação, Pe. João lembrou que a novena é um tempo de graça, momento propício para que cada pessoa presente na praça da Igreja Matriz aprofunde a sua fé no Deus da vida. Ainda segundo o Pe. João, o tema proposto para reflexão, O combate às drogas e à violência clama por uma juventude organizada, é na verdade um convite feito a toda juventude remansense e que se aceito pode mudar para melhor nossa cidade.

O sucesso do combate às drogas e à violência depende da nossa resposta a proposta de vida que nos é dada por Deus. Deus nos quer vivendo uma vida saudável, prazerosa, alegre e sobretudo responsável. O amor-doação vivido e ensinado por Jesus nos pede para colocarmos nossa vida a serviço daqueles que mais precisam. A realidade das drogas e da violência nos desafia a assumirmos a mesma atitude do pai da parábola do filho pródigo, que o acolheu quando este resolveu voltar para casa (Lc. 15, 11-32). Precisamos abrir nosso coração e acolher aqueles que hoje são vítimas das drogas e da violência e que, a exemplo do filho pródigo, perderam tudo a partir do momento que se deixaram seduzir pela proposta ilusória de encontrar no uso das drogas a felicidade.

Por outro lado, uma juventude conscientizada supõe uma realidade em que os jovens se organizam para lutar pelos seus direitos e propor soluções que visam resolver os problemas que afetam o cotidiano da vida das pessoas. Daí o porquê da Igreja homenagear os grupos de jovens de Remanso: Grupo de Capoeira, Estudantes, Pró-Jovem, Grupo Demolay, Grupo Filhas de Jó e Grupo Hip-Hop.

Maria,
Amparo daqueles que sofrem,
Fortalece nas vitimas das drogas e da violência a fé no Deus da vida.
Mostra-nos que a exemplo de Jesus precisamos cultivar o amor-doação,
dispondo nossa vida a serviço daqueles que mais precisam.
Anima a juventude que se organiza e luta por nossa cidade livre das drogas e da violência.

Amém.