PRIMEIRA NOITE DO NOVENÁRIO EM HONRA A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A primeira noite do novenário em preparação para a festa em honra a Nossa Senhora do Rosário contou com a presença expressiva e alegre de muitos devotos que ocuparam a praça da Igreja Matriz. Certamente, o número de fieis aumentará, pois nos próximos dias chegaram à cidade de Remanso vários romeiros desejosos de render graças a Deus pela vida de Maria, mãe de Jesus e da Igreja.

Presidiu a celebração desta primeira noite o padre Paulo, pároco da Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus de Juazeiro/BA. Em sua homilia, padre Paulo destacou em primeiro lugar o tema do novenário: Sob o olhar de Nossa Senhora do Rosário, a juventude é convidada a ser sinal do amor de Deus no mundo. Partindo do tema, pe. Paulo fez o seguinte questionamento: o que devemos fazer para sermos de fato sinal do amor de Deus no mundo? A resposta a esta pergunta encontramos no evangelho de Jesus segundo a comunidade de Mateus (Mt. 19, 16-23): pensar e agir como Jesus pensou e agiu. E como é difícil assumir, na sua radicalidade, o projeto de Deus na pessoa de Jesus! D. Pedro Casaldáliga nos lembra que é muito fácil levar Jesus no peito, difícil mesmo é ter peito e coragem para seguir Jesus, pois isto exige muitas renúncias. O jovem rico se decepciona quando Jesus diz: “se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!” (Mt. 19, 21). Tantas coisas nos impedem de seguir Jesus: a tranquilidade do comodismo, o vício das drogas, a busca desenfreada por prazer, o consumismo etc!

Porém, como bem nos lembrou padre Paulo, a juventude na sua força e vigor expressa a face jovem do Deus da vida, do amor, da alegria, que não compactua com as injustiças deste mundo e nem com os preconceitos que criam barreiras entre as pessoas. A força dos jovens é seu desejo de transformar o mundo de acordo com a vontade de Deus.

Maria,
Mãe sempre atenta e cuidadosa,
Revela à juventude a jovialidade de Deus.
Que nossos jovens comprometidos com a vida
se deixem tocar pela mensagem libertadora de Jesus.

Amém.