QUINTA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

“Neste Ano da fé somos convidados a fortalecer a nossa fé no Deus da vida” foi o subtema da quinta noite do novenário de preparação para festa de Nossa Senhora do Rosário, cuja celebração foi presidida por Pe. Josemar, filho de Remanso e vigário-geral da diocese de Juazeiro/BA.

Em sua pregação, Pe. Josemar lembrou-nos que o grande objetivo destes de festa não é outro senão o de fortalecer nossa fé no seguimento a Jesus. Contemplar a vida de Maria, assumindo como nossa a sua vida, aproxima-nos cada vez mais de Jesus, pois Maria foi a discípula perfeita de seu filho, aquela que ouviu, acolheu, meditou e frutificou a Palavra de Deus com a sua própria vida.

Refletindo o tema da noite sob a luz do evangelho de Jesus segundo Lucas (Lc. 4, 14-21), Pe. Josemar afirmou que “o dia da graça acontece no agora da vida”. Os cristãos, fortalecidos pela fé no Deus da vida e enquanto continuadores da missão de Jesus, precisam, a exemplo do Mestre, assumir o compromisso de anunciar “a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, recuperar a vista dos cegos e anunciar a liberdade aos oprimidos” (Lc. 4, 18). Neste Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, temos a oportunidade de “reavivarmos o dom da fé em Deus”.

Ainda segundo o pregador da noite, a fé precisa ser alimentada no cotidiano da vida através da escuta atenta da Palavra de Deus e por meio da Eucaristia. A fé cristã é comunitária, pois “só há sentido em proclamar a fé em Jesus se colocarmos nossa vida a serviço do próximo”. Uma fé que une a comunidade em torno do objetivo de elaborar políticas públicas capazes de garantir a vida a todas as pessoas. A fé coerente é a que se articula com a vida, pois a “fé ilumina a vida e a vida manifesta a fé”.

A quinta noite do novenário encerrou-se com uma bela homenagem a Ir. Joana durante o momento de Ação de Graças.

Maria,
Discípula perfeita de seu filho Jesus,
Pedimos que nos ajude a alimentar a nossa fé no Deus da vida.
Ensina-nos a fazer tudo que Jesus dizer,
Colocando nossa vida a serviço do próximo.

Amém.

Acesse fotos da 5ª noite do novenário AQUI