SÉTIMA NOITE DO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A sétima noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário ficou marcada pela homenagem feita a Dom José Rodrigues, que devido a sua dedicação junto às pessoas mais necessitadas ficou conhecido como o “Bispo dos excluídos”. O pregador convidado da noite foi Roberto Malvezzi (Gogó), agente pastoral da CPT. O subtema refletido na noite, A juventude e sua contribuição para a construção da civilização do amor, é um convite feito aos jovens compromissados com a realidade de um mundo novo, em que a vida seja valorizada e as pessoas saibam conviver de maneira fraterna e solidária.

A expressão “civilização do amor” era muito utilizada pelo papa João Paulo II, que propôs a criação da Jornada Mundial Juventude (JMJ) como uma oportunidade na qual jovens católicos do mundo inteiro pudessem se reunir, mostrando que é possível sim a convivência fraterna entre pessoas que vivem em culturas diferentes. Refletindo um trecho do evangelho de Jesus segundo Lucas (Lc. 18, 9-14), Roberto Malvezzi afirmou, na sua pregação, que a construção da civilização do amor exige a participação de pessoas que colocam a própria vida a serviço de quem mais precisa, pois em Jesus amor é serviço. A atitude do fariseu que se juga melhor que o cobrador de impostos impede o diálogo sincero capaz de unir as pessoas.

A cultura do encontro, anunciada pelo papa Francisco, faz-se urgente neste mundo consumista e que supervaloriza a cultura do descartável. Nesta realidade, as crianças e os jovens são postos de lado porque são muito novos para o mercado, enquanto os mais velhos são vistos como gente inútil que nada produz. A juventude, lembrou o pregador da noite, é bastante disputa nesta cultura do consumo exacerbado na qual até a própria fé se mercantiliza. Devemos cuidar para que nossa juventude não se deixe seduzir pelo mundo das drogas e se tornem vítimas da violência. Ao mesmo tempo, os jovens devem tomar cuidado para que não se deixem manipular por aquilo que veem na televisão, pois a existência de jovens conscientes de seus diretos e reponsabilidades é a esperança de um mundo novo e de uma Igreja sempre nova.

Maria,
Mãe do Amor,
Pedimos que amor que se faz serviço
Seja a característica que nossa conduta
Rumo ao um mundo mais humano e fraterno.

Amém.

Gogo, pregador da 7ª noite do novenário