‘SOB O OLHAR DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, A JUVENTUDE É CONVIDADA A SER SINAL DO AMOR DE DEUS NO MUNDO’

12:14 - Não comentado


Iniciamos o mês de Outubro e já estamos nos preparando para a festa de nossa padroeira Nossa Senhora do Rosário. Este ano teremos como subtema central: “Sob o olhar de Nossa Senhora do Rosário, a juventude é convidada a ser sinal do amor de Deus no mundo”.

A juventude se alegra pela graça de que este ano de 2013, o ano da fé, o ano da visita de nosso Papa Francisco, tenha se tornado também o ano em que a Igreja do Brasil, através da Campanha da Fraternidade, aproxima-se cada vez mais dos nossos jovens. Os problemas que desafiam nossa juventude nos faz observar que é preciso cuidar e incentivar os jovens cristãos que temos em nossas paróquias. Precisamos também acolher todos aqueles que veem ao encontro de Cristo por meio da Igreja.

Neste período festivo, emocionamo-nos com a expressão de fé de nosso povo. As criticas aparecem, mas nada é mais forte do que o amor que nossos católicos remansenses sentem por Cristo e pela sua mãe Maria.

Celebramos a festa de Senhora do Rosário. Mas será que nossa juventude sabe a história de sua padroeira? O que a juventude entende por devoção a Nossa Senhora? Por que a festejamos?

A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem início no ano de 1517, em uma batalha onde cristãos católicos vencem a guerra contra o Império Turco. Esses cristãos depositaram a Nossa Senhora uma coroa de rosas e pela intercessão da Senhora do Rosário eles venceram a guerra. Maria aparece a São Domingos e pede para que todos rezem o terço para a salvação do mundo.

Tradicionalmente, a festa de Nossa Senhora do Rosário é celebrada no dia 30 de outubro, porém o dia certo é 07 de outubro, dia em que os cristãos venceram a batalha contra os turcos.

Somos agraciados por termos esta padroeira, tão amável e admirável por sua fé inabalável. As procissões são uma expressão de fé e devoção riquíssimas, na medida em que traduzem publicamente a nossa confiança na intercessão de Nossa Senhora. Ademais, as procissões nos ajudam a refletir o amor de Maria por seu filho Jesus. Ela que é sinal de serviço total a Deus e que por isso é venerada como exemplo de vida e de oração.

Maria é nossa mãe porque foi o próprio Jesus Cristo que entregou a Ela a missão de ser a mãe espiritual de cada cristão. Maria foi mais que um instrumento passivo de Deus, pois foi mediante o seu ativo consentimento que se deu a encarnação de Deus. (Youcat, Catecismo jovem da Igreja Católica).

Nas bodas de Caná, Maria entende o projeto de Deus e pede a seu filho Jesus para que realizasse seu primeiro milagre. Jesus não entende, mas Maria com seu coração de mãe confia nas providências de Deus e insiste. Ela é para nós esta mãe que pede, que intercede e que roga a Deus por seus filhos.

Segundo Kelly Vargas, uma jovem moradora do povoado Novo Marcos, Maria “é a mãe do filho de Deus. Merece todo respeito e amor. Mulher cheia de graça, a escolhida pelo Senhor”.

Pedimos a Mãe do Rosário a sua proteção e que ela possa ser sempre o exemplo vivo do amor, do serviço, da total entrega aos planos de Deus. E que possamos sempre confiar na mediação de Maria, ela que se entregou para que a encarnação de Deus se tornasse verdade. Deus a escolheu para ser a mãe de Cristo e nossa.

"Como é bonita uma religião que se lembra da mãe de Jesus.
Mais bonito é saber quem tu és.
Não és deusa, não és mais que Deus.
Mas depois de Jesus o Senhor neste mundo ninguém foi maior".
  

Nossa Senhora do Rosário: Rogai por nossa juventude!!!!

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top