2.500 FAMÍLIAS DE PESCADORES ARTESANAIS PARTICIPARÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA

Aconteceu nesta sexta-feira, 10/01, no Centro Social, o evento de lançamento do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contemplará 2.500 famílias dos municípios de Pilão Arcado, Remanso, Casa Nova e Sobradinho. Este projeto foi lançado com o objetivo de viabilizar o cumprimento da meta dos programas “Brasil Sem Miséria” (do Governo Federal) e “Vida Melhor” (do governo baiano), que é acabar com a miséria no Brasil e na Bahia.

Durante o evento de lançamento da ATER, o professor Jackson Ornelas, coordenador-geral do projeto, frisou que este projeto de assistência técnica, cuja duração prevista é de 24 meses,  é uma parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Pesca, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Destacou também a parceria da Bahia Pesca com a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).

Criada em 1982, a Bahia Pesca é um empresa vinculada a Seagri (Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia) e tem como finalidade potencializar o desenvolvimento da pesca e da aquicultura mediante a implantação de projetos de sustentabilidade, como no caso da ATER.

De acordo com Jackson Ornelas, dentre os objetivos do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural, podemos destacar: prestação de serviços de assistência técnica e extensão pesqueira, apoio à organização social da produção, qualificação do pescado, manejo sustentável dos recursos naturais, implantação de projetos produtivos e elaboração de políticas públicas.

Estão previstos investimentos na ordem de R$ 11,4 milhões que contemplaram 2.500 famílias com renda per capita mensal de no máximo R$ 70. Estas famílias serão cadastradas no CadCidadão, sistema de cadastramento desenvolvido pelo Governo da Bahia através da EBDA. O cadastro das famílias será feito pelos técnicos da Bahia Pesca (serão vinte oito) no prazo máximo de 90 dias a serem contados a partir de segunda-feira 13/01. É bom salientar que a Bahia Pesca “encaminhará as informações obtidas no cadastramento aos órgãos estaduais competentes para favorecer os beneficiários quanto as oportunidades para redução de tarifas de energia, acesso a programas de habitação, educação, infraestrutura e crédito”.