STR DE REMANSO REALIZA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso (STR) sediou nesta sexta-feira, 24/01, a Assembleia Geral Ordinária, reunião esta organizada pela entidade com o objetivo de cumprir uma série de compromissos relacionados com a avaliação do ano de 2013, a apresentação das propostas de trabalho para o triênio 2014-2016 e a divulgação da prestação de contas do ano de 2013.

Na primeira parte do encontro, os associados (as) presentes, vindos de várias comunidades do interior de Remanso, puderam apresentar suas impressões no que diz respeito ao ano que passou. De modo geral, todos aqueles que falaram relataram que o ano de 2013 foi bom, pois os programas de enfrentamento da seca, tais como o Garantia Safra, amenizaram as dificuldades causadas pela seca. Houve vozes contrárias como, por exemplo, a do Sr. Pedro Rodrigues de Jesus (que não participou da reunião) da comunidade do Iguarapé. Segundo ele, “muito destes benefícios foram entregues a pessoas que não precisavam”, enquanto muitas outras que de fato necessitavam destas ajudas ficaram sem receber. Sugeriu ainda haver perseguições por parte da atual direção do sindicato. No entanto, o vereador João Neto nega o conteúdo desta denúncia, pois, de acordo com ele, a seleção dos beneficiários é feita a partir de critérios técnicos.

Dando continuidade a assembleia, João Neto fez um levantamento das várias conquistas obtidas, sobretudo, na última década. Foram elencadas, por exemplo, a eletrificação rural a partir do programa Luz Para Todos; a ampliação do número de cisternas; a abertura de poços artesianos; a distribuição de milho aos criadores de animais e, mais antiga, o direito a aposentadoria rural. Todas estas conquistas certamente contribuíram na redução no número de óbitos e migrações tão comuns em períodos de estiagem anteriores, como aquele visto em 1932, onde muitos sertanejos morreram e outros tantos tiveram que deixar sua terra natal.

O evento foi também uma oportunidade para apresentar as propostas de trabalho para o triênio 2014-2016. Nos próximos anos, todas as atividades planejadas irão ser pautadas a partir de nove eixos: manejo de recursos hídricos; discussão de políticas públicas; debate em torno dos direitos e deveres dos associados (as); ampliação do número de jovens e mulheres no sindicato; preservação do meio ambiente; produção e beneficiamento para a segurança alimentar; formação e capacitação técnica; medidas para melhorar a comunicação do sindicato e medidas para melhorar a gestão e a participação no sindicato.

Ao final da Assembleia, foram sorteados vários brindes.

Assembléia Geral Ordinário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Remanso/BA
(Mesa diretora)