PASTORAL DA CRIANÇA FUNDA MAIS UMA COMUNIDADE EM REMANSO

Na tarde deste sábado, 22/02, aconteceu o evento de inauguração de uma comunidade da Pastoral da Criança na localidade vila Celso Campinho. O evento ocorreu no Clube do Gil, situado na Vila Santana, e contou com a presença de mães e filhas que são acompanhadas pela pastoral.

Fundada pela coordenadora da Pastoral da Criança na cidade de Remanso, Dona Fátima, a nova comunidade receberá o nome de Nossa Senhora de Fátima e já é considerada de suma importância para a melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem na vila Celso Campinho. “A comunidade é importante porque servirá a todas as famílias e crianças desde a gestação até os seis anos de idade para que elas tenham vida e saúde em abundância”, relatou Dona Fátima. Atualmente, existem 51 famílias e 04 gestantes na vila Celso Campinho.

A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento integral das crianças, à luz evangélica da opção preferencial pelos pobres, bem como contribuir para que as famílias e comunidades se tornem sujeitos de sua própria transformação a partir da aquisição de conhecimentos relativos às noções básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Para alcançar estes objetivos e promover o crescimento das comunidades fundadas pela pastoral é necessário o empenho e a animação dos líderes. Por isso, a própria pastoral promove a realização de cursos de capacitação de líderes.

Segundo Nildinha, ex-coordenadora da Pastoral da Criança em Remanso, “se o líder for animado, simpático e carinhoso jamais o grupo vai desistir; assim, ele precisa ser amigo das famílias e de toda a comunidade.” O verdadeiro líder é aquele que se aproxima das pessoas, pois elas “gostam de ser tocadas, elogiadas e conquistadas”.

Dona Concita Muniz, vice-coordenadora da pastoral, destacou que quem participa da Pastoral da Criança aprende a amar a si mesmo, condição necessária para se amar verdadeiramente o outro. Através de várias atividades, como, por exemplo, dramatizações, os membros da pastoral ajudam as mulheres a recuperarem a autoestima, mostrando que elas não são objetos de submissão de seus maridos, mas parceiras do homem na administração da casa. As mulheres, frisou dona Concita, “mesmo na pobreza, podem viver com dignidade”.

No dia 02 de março, a Pastoral da Criança inaugurará outra comunidade no povoado do Mandú.

Moradores do bairro Celso Campinho
Inauguração de mais uma comunidade da Pastoral da Criança
Profª. Maria de Fátima, coordenadora da Pastoral da Criança.
Inauguração de mais uma comunidade da Pastoral da Criança.
Para abater o calor a Profª. Maria de Fátima, servindo um delicioso sorvete durante inauguração de mais uma comunidade da Pastoral da Criança.
Nosso correspondente Marcos Paulo (Pascom) entrevistando a Profª. Concita, vice-coordenadora da Pastoral da Criança.
Inauguração de mais uma comunidade da Pastoral da Criança

Fotos: Equipe da Pastoral da Criança
Texto: Marcos Paulo (PASCOM)