PJMP REALIZA ENCONTRO DIOCESANO EM PILÃO ARCADO

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro aconteceu, na cidade de Pilão Arcado, o encontro a nível diocesano da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular). Na oportunidade, foram apresentados o tema e o lema da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, respectivamente, “Fraternidade e Tráfico Humano” e “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Ademais, os participantes discutiram e elaboraram propostas de trabalho para serem desenvolvidas nas diversas paróquias da Diocese de Juazeiro durante este ano de 2014.

No sábado pela manhã, o pároco da paróquia de Remanso, Pe. José Benedito, assessorou a atividade de apresentação da Campanha da Fraternidade de 2014. Após as dinâmicas de acolhimento, Pe. Benedito expôs os objetivos que a Igreja do Brasil pretende alcançar durante a campanha, sobretudo, a partir do início da Quaresma, tempo em que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) apresenta a CF como caminho de conversão pessoal, comunitário e social.

Em seguida, os participantes do encontro foram divididos em quatro grupos, cada qual com a incumbência de apresentar, de maneira criativa, as quatro modalidades de exploração do Tráfico Humano: sexual, laboral, para remoção de órgãos e o tráfico de crianças.

A equipe que acompanhou Pe. José Benedito avaliou de modo positivo o trabalho de assessoria, pois houve uma boa participação dos jovens presentes no encontro, que expuseram problemas relacionados com o tráfico humano vivenciados em suas cidades. Desta forma, puderam perceber que a realidade do tráfico não é tão distante deles e, por isso, precisa ser refletida a fim de se buscar soluções para esta aviltante situação de descaso para com a dignidade da pessoa humana.

As paróquias que tiveram representantes no encontro foram: Pilão Arcado, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes, Santana do Sobrado (Casa Nova), Juazeiro e Sobradinho. De Remanso, participaram Ana Paula, Alessandro e Rosana.

Durante o encontro, os participantes discutiram as conquistas que ocorreram em seus municípios no que se refere a melhora da vida da juventude. Destacou-se a ampliação do acesso ao ensino superior. Muito embora, como a maioria das universidades é privada, isto dificulta, por vezes, a entrada de mais jovens, que não têm condições financeiras de bancar seus estudos.

Três problemas levantados que ameaçam a vida dos jovens nas cidades são: a violência, as drogas e a falta de emprego. Por isso, uma das prioridades da PJMP este ano será a discussão de políticas públicas capazes de reduzir o número de jovens vítimas da violência e das drogas, bem como pensar maneiras de promover a geração de emprego.

Ficou acertada para o dia 07 de julho de 2014 a realização do congresso a nível diocesano da PJMP na cidade de Sobradinho. Até lá, a comissão da PJMP (Luciano, Paulo e Nice) visitará as paróquias da diocese. Em Remanso, a visita está prevista para o dia 17/05.

Valdice (Val), coordenadora da Pastoral Catequética - Remanso
Dinâmica de Acolhimento
Pe. Benedito (Remanso) apresentando a temática da CF/2014 para os jovens.
Encontro diocesano da PJMP
Pe. Benedito (Remanso) apresentando a temática da CF/2014 para os jovens.
Encontro diocesano da PJMP
De maneira criativa, os jovens, apresentaram as quatro modalidades de exploração do Tráfico Humano: sexual, laboral, para remoção de órgãos e o tráfico de crianças
Encontro diocesano da PJMP.

Fotos/Texto: Equipe PASCOM-Remanso