SUGESTÕES E DESAFIOS PARA A CAMINHADA DA IGREJA EM REMANSO

Foram vários os motivos que estimularam a participação dos paroquianos na Assembleia Paroquial de Pastoral, que se realizou entre os dias 12 e 14 de fevereiro no salão do Centro Social. Os próprios participantes revelaram suas expectativas com o encontro, afirmando que ele seria uma oportunidade para, por exemplo, aprofundar e fortalecer a fé na esperança de um mundo mais fraterno e cheio de paz. A assembleia seria também uma ocasião oportuna para a aquisição e partilha de conhecimentos, sobretudo, a partir da reflexão da Campanha da Fraternidade.

No tocante a Campanha da Fraternidade de 2014 (Fraternidade e Tráfico Humano), os participantes da assembleia foram unânimes em dizer que a formação humana das famílias, tendo por alicerces os valores cristãos, é de fundamental importância para o combate mais eficiente do tráfico humano. É patente a falta de políticas públicas e a leniência do governo. Porém, o combate ao tráfico de pessoas é uma luta de todos: família, sociedade e governo.

Uma das pautas da Assembleia Paroquial de Pastoral foi a discussão de sugestões que visam qualificar a caminhada da Igreja de Remanso neste ano de 2014. Para tanto, os paroquianos do encontro propuseram, entre outras sugestões, melhorar a divulgação das vias sacras, envolver mais a participação das pessoas na preparação, leitura e cantos, visitar as famílias por onde vai passar a via sacra e continuar com as rápidas encenações de cada estação.

A equipe que ficará responsável pela coordenação das vias sacras é composta por Irene, Auricélio, Moisés, Duarte, Ernesto, Lislane e Gal.

Também foram apresentadas três sugestões de trabalho da Campanha da Fraternidade: trabalhar a campanha nas famílias e escolas, evolver os jovens num mutirão animado e fazer os encontros do livrinho da campanha para aprofundar melhor o tema.

A equipe responsável pela divulgação da CF é composta por Neidimária, Aristhea, Lise, Ronalda e Jacineide.

No que se refere à realização da Romaria, sugeriu-se melhorar a divulgação da mesma e repetir a experiência do ano anterior quando se viu uma participação expressiva dos jovens de Remanso.

Para melhorar ainda mais a novena de Nossa Senhora do Rosário, os participantes da assembleia sugeriram a melhora do som, bem como a da visualização, sobretudo, para as pessoas que ficam mais distantes do altar, posicionando telões de modo que todos possam participar da novena. Outra sugestão foi começar a novena na hora certa.

Sobre a novena de natal, sugeriu-se realizar um encontro de preparação com os animadores e fazê-la com as famílias que moram na periferia da cidade.

Por fim, a Assembleia propôs a intensificação dos encontros referentes ao mês da bíblia e a CF, melhorando a sua divulgação e realizando-os com as famílias dos bairros periféricos.

Dinâmica de Apresentação, Assembleia Paroquial de Pastoral.
Assembleia Paroquial de Pastoral de 12 a 14/02/2014
Val, responsável pela dinâmica de apresentação, Assembleia Paroquial de Pastoral.
Pe. Benedito, apresentando o subsídio dos encontros da CF/2014 - Assembleia Paroquial de Pastoral.

Fotos/Texto: equipe PASCOM