TEM INÍCIO A ASSEMBLEIA PAROQUIAL DE PASTORAL DE REMANSO

Teve início na noite desta quarta-feira, 12/02, a Assembleia Paroquial de Pastoral da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Remanso/BA. O evento, que acontece no salão do Centro Social a partir das 19h30min, ocorrerá entre os dias 12 e 14 de fevereiro.

A assembleia é uma oportunidade para a comunidade refletir sobre a caminhada pastoral da Igreja. Deus dá a cada pessoa dons para serem partilhados tendo em vista o bem comum de todos. Jesus nos ensina a nos colocarmos a serviço de todos como dom gratuito na construção do Reino de Deus. Não podemos, portanto, esmorecer, mas sim retribuir a confiança que Deus nos deu em continuar a missão de Jesus Cristo, que é anunciar a Boa-Nova do Evangelho.

O objetivo da primeira noite da assembleia foi o de apresentar e refletir a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para liberdade que Cristo nos libertou”. Para ajudar na reflexão, a paróquia de Remanso, na pessoa do Pe. Benedito, convidou o juiz da Comarca da cidade Dr. Dario Gurgel.

Durante sua palestra, o juiz apresentou algumas ferramentas jurídicas que ajudaram a esclarecer a pertinência do tema do Tráfico Humano (TH) para o mundo atual. Lembrou que o Brasil ratificou o Protocolo de Palermo (2000), documento que define internacionalmente o conceito de tráfico de pessoas e que compromete os países signatários a combatê-lo, sob pena de sofrer sanções internacionais.

O tráfico de pessoas representa uma das mais graves violações aos direitos humanos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, pois esvazia a pessoa de sua humanidade ao transformá-la numa simples mercadoria geradora de lucro.

Dr. Gurgel recordou que, de acordo com o Protocolo de Palermo, a exploração das pessoas vítimas do tráfico pode ter três finalidades: a sexual, a laboral ou para fins de remoção de órgãos. O Código Penal brasileiro é claro em penalizar o tráfico sexual, porém inexiste uma legislação específica para o combate do tráfico de mão-de-obra e de crianças, cujos órgãos são retirados e comercializados.

No Brasil, alertou o juiz, o combate ao tráfico humano caminha a passos lentos. Por exemplo, falta a Polícia Federal mais recursos para serem investidos em tecnologia e existem poucos dados a respeito das vítimas do tráfico. Segundo Dr. Dario Gurgel, a leniência do Brasil está relacionada ao temor que o país tem de sofrer sanções internacionais.

Por fim, Dr. Gurgel fez uma revelação preocupante: em Remanso há vários processos criminais correndo na justiça de pessoas que abusam de crianças. Isso demonstra que a cidade carece de políticas públicas voltadas para a melhora da vida de suas crianças e adolescentes.

Veraneide, secretariando a Assembleia
Herbert e Marcos Paulo - PASCOM
Momento de acolhida
Pe. Benedito