GRUPO DE COROINHAS PROMOVE 3º ENCONTRO DE ORAÇÃO E ESTUDO DA CF 2014

17:27 - 1 comentário

“Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da “Paixão-Morte-Ressurreição de Cristo”. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar a Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o evangelho. Estar a serviço do próximo é estar pronto para a doação e a entrega, é ser amparo e consolo para os que necessitam, é saber amar e viver a caridade. A vida de Cristo foi dedicada a servir o próximo. Da mesma forma, “o coroinha é chamado a servir como Cristo.”

No último sábado, 22/03, o grupo de coroinhas da matriz esteve presente na comunidade de vila Santana para, juntamente como o grupo de coroinhas que lá atua, realizar uma tarde de oração e estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que traz como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl. 5,1).  A oportunidade também foi propícia para fortalecer os compromissos e responsabilidades que devem ser assumidos pelos coroinhas.

Durante o encontro, ocorreu um debate sobre a triste realidade do tráfico de crianças para fins de adoção. Há relatos de pessoas sugerindo que esta realidade se mostra presente inclusive na cidade de Remanso. Os presentes no evento destacaram, por outro lado, a alegria com as adoções que são feitas por amor, em que as famílias que adotam tratam com dignidade os adotados e seus familiares.

Ao final do encontro, os participantes observaram que servir na liturgia é sem dúvida servir ao nosso próprio Deus, que deve merecer todo o nosso respeito e consideração. Os objetos litúrgicos usados durante a celebração da Santa Missa não são apenas coisas concretas, mas sim sinais. Por isso, transmitem mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados ou conservados. A beleza da patena, do cálice e ambulas, o formato e o acabamento das velas, as flores naturais são a conservação do memorial da Páscoa de Cristo.

Que nunca esqueçamos que o bom coroinha é aquele consciente de sua dignidade e responsabilidade. Certamente, Jesus apreciará sua dedicação ao reino de Deus.

Fotos/Texto: Michel Campinho