ESTUDANTES DE REMANSO PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO

No último final de semana, 26 e 27/04, o salão do Centro Social, localizado próximo à Igreja Matriz, foi sede do encontro de formação ocorrido com estudantes do 7º e 8º anos do Colégio Municipal Ruy Barbosa. Nestes dois dias, foram realizadas oficinas de educomunicação, que ajudaram a conscientizar os estudantes sobre o papel dos meios de comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Durante o evento, os alunos desenvolveram atividades utilizando três meios de comunicação: blog, fotografia e rádio.

A ideia de trabalhar com jovens de Remanso surgiu no ano passado a partir da Campanha da Fraternidade, cujo tema foi: “Fraternidade e Juventude”. Em 2013, a equipe da paróquia Nossa Senhora do Rosário que ficou encarregada de desenvolver atividades com a juventude remansense promoveu um encontro com estudantes e jovens engajados em vários grupos de nossa cidade. Dalí sugiram várias propostas de trabalho capazes de promover a formação cidadã de nossos jovens.

No início deste ano de 2014, foi montada uma comissão encarregada de continuar os trabalhos iniciados em 2013. Surgiu, então, a ideia de se trabalhar a formação cidadã dos estudantes e o papel deles no processo ensino-aprendizagem.

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Remanso participa do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, que promove diversas atividades dentre as quais as de educom. Atualmente, a entidade, com o apoio da Cese (Coordenadoria Ecumênica de Serviços), está trabalhando o projeto “ABC da Mídia: educomunicação em foco” em cinco municípios que integram o Território do Sertão do São Francisco: Juazeiro, Curaçá, Sobradinho, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. Assim, enquanto a Comissão da Juventude da paróquia Nossa Senhora do Rosário ficou incumbida de mobilizar os estudantes e organizar o encontro de formação, este teve como facilitadoras Érica e Gisele, funcionárias do IRPAA e militantes do Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco.

Foram dois dias de bastante trabalho e muita produção. É muito bom ver os nossos estudantes participando de um projeto que, sem sombra de dúvidas, os envolverá cada vez mais com sua escola e a partir dela pensar soluções para os vários problemas da sua cidade.

Gostaríamos de agradecer a paróquia Nossa Senhora do Rosário na pessoa do Pe. José Benedito, que deu todo o apoio sem o qual não seria possível a realização deste encontro. A Érica e Gisele, que com muita competência conduziram as oficinas. A rádio comunitária Zabelê FM na pessoa de Alex Gonçalves, que nos cedeu espaço na programação da emissora. A Nilton Show, que ajudou a gravar a chamada para o programa “A Voz do Estudante”, apresentado pelos os estudantes na Zabelê FM. A Regis, que fez a operação do som durante o programa. Ao grupo de capoeira “Garras da Fé” na pessoa do Mestre Macarrão, que fez o encerramento das atividades do sábado e ao grupo de Hip Hop na pessoa de Ismael, que encerrou as atividades de domingo.

Jovens participando da oficina de blog.
PROJETO DE EDUCOMUNICAÇÃO
Jovens alunos participando da criação e produção de blog, ao lado Érica (IRPAA), facilitadora do encontro.
O primeiro dia de atividade foi encerrado com animação do Grupo de Capoeira "Garras da Fé".

Oficina de rádio (Estúdios da Rádio Comunitária Zabelê-FM, colaborando com o projeto.)

Apresentação do grupo de "hip hop" encerrando o encontro.

As fotos desta postagem foram tiradas pelos próprios participantes como parte prática da Oficina de Fotografia, texto do nosso correspondente PASCOM Marcos Paulo.