IRMÃS DE SÃO JOSÉ PARTICIPAM DO PROGRAMA ‘RITMO PASTORAL’

22:20 - Não comentado


O programa “ritmo Pastoral” desta terça-feira, 15/04, contou com presença das irmãs de São José: Irª Cleide e Irª Ana Maria. Produzido pela equipe da Pascom (Pastoral da Comunicação) e indo ao ar todas às terças-feiras às 18:15 h na rádio comunitária Zabelê FM, o programa o dia 15/04 foi todo ele dedicado a Semana Santa, onde cristãos do mundo inteiro fazem memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

As irmãs falaram sobre o significado das celebrações que são realizadas na quinta-feira, na sexta-feira, no sábado e no domingo da Páscoa de Jesus. Na chamada Missa do “Lava-pés”, a primeira do Tríduo Pascal, a Igreja faz memória da Última Ceia do Senhor, momento em que Jesus instituiu a Eucaristia e ministério sacerdotal. Neste dia, os cristãos celebram a partilha e o serviço, comprometendo-se em assumir em suas vidas o compromisso de nosso Senhor Jesus Cristo, que veio ao mundo para servir aqueles que mais precisam, construindo vida em abundância.

Na missa de sexta-feira, contemplamos o mistério da Morte de Jesus, que por assumir o compromisso de anunciar o Reino de Deus, reino do amor, da inclusão e da justiça, foi vítima de um sistema social, político e religioso que exclui e que mantém os privilégios de uma minoria. Neste dia, refletimos sobre quais atitudes, pensamentos e ações são causadores de morte. A Igreja do Brasil deste ano propõe a reflexão sobre a realidade do Tráfico Humano, que destrói a dignidade da pessoa humana, reduzindo-a a uma simples mercadoria geradora de lucro.

Quantas pessoas na nossa cidade e no mundo inteiro continuam carregando em suas costas as cruzes da injustiça, da discriminação e da falta de oportunidade sob o olhar indiferente de muitos cristãos!

Na missa da “Vigília Pascal”, contemplamos a vitória de Cristo sobre a morte e a certeza de que a vida sempre prevalece. Luz do mundo, Jesus nos ensina que somente o amor partilhado é garantia de dignidade a todos os filhos e filhas de Deus.

Por fim, o domingo da Páscoa do Senhor, dia em que a comunidade dos seguidores de Jesus proclama que Ele ressuscitou e que está no meio de nós. Ora, como nos diz o apóstolo São Paulo, “se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé” (1Cor 15, 14).

É importante registar também a bela homenagem feita pelo programa à memória de nossa querida Irª. Joana Margarida, que no último dia 13/04 completou-se um ano de sua páscoa. Sabemos que hoje Irª Joana vive junto de Deus, intercedendo pela comunidade de Remanso. 

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top