'‘PRECISAMOS TRANSFORMAR O JOIO QUE HÁ NO MUNDO EM TRIGO BOM’'

Teve início nesta quinta-feira, 24/07, o tríduo em honra aos padroeiros do bairro Vila Santana, Sant’Ana e São Joaquim. O tema central do tríduo é “Sant’Ana e São Joaquim ajuda-nos a viver a liberdade dos filhos e filhas de Deus”. Nesta primeira noite, o subtema escolhido para a reflexão foi “Sant’Ana e São Joaquim dai-nos coragem para lutar contra todo tipo de injustiça”. Para ajudar na meditação, a comunidade de Vila Santana convidou a catequista Prof.ª Veraneide.

Em sua pregação, Veraneide exortou toda comunidade reunida dizendo: “precisamos transformar cada vez mais o joio que há no mundo no trigo bom, na boa semente do Reino de Deus!” Refletindo a parábola do joio e do trigo contada por Jesus Cristo (Mt. 13, 24-30), a catequista afirmou que ela nos ajuda “a compreender melhor o mundo em que nós vivemos, porque, de fato, olhamos para o mundo em que nós vivemos e vemos que há o bom trigo de Deus.” Sem dúvidas, a despeito de tanta maldade entre nós, existem pessoas boas, de coração generoso e sincero, servindo a Deus e contribuindo para a cura, renovação e libertação de várias famílias.

Muitas dessas pessoas, lembrou Veraneide, atuam na comunidade de Vila Santana, realizando serviços que testemunham a presença do Reino de Deus entre nós. “Nós precisamos exaltar e reconhecer tantas virtudes que existem no meio de nós; quantos jovens lutando para viver a santidade, colocando em prática a Palavra de Deus. Quanta gente levando a bondade para o coração dos homens. É o trigo de Deus no meio de nós”.

Porém, não devemos ser ingênuos. Infelizmente, existem muitas pessoas que semeiam o mal, corrompendo os outros, estimulando-os a fazerem o mal. Esta realidade é comum até mesmo dentro da Igreja. Neste momento, podemos nos questionar: Por que Deus não faz nada? Por que Ele não pega todo o joio, queima, separa e joga fora?

Ora, refletiu Veraneide, é “porque no Reino de Deus o joio pode se transformar em trigo. O joio pode se converter e pode mudar de vida. E a função de quem é trigo, de quem tem o trigo de Deus no seu coração, é querer contagiar os joios deste mundo.”

Deus é assim mesmo: sem precisar, nos quer sujeitos ativos na construção de Seu Reino, frutificando no mundo Sua justiça na luta contra todo tipo de injustiça. Como nos fala Frei Betto, “é um erro, nós cristãos, esperarmos que Deus atue em nosso lugar. Oramos para que ele nos infunda fé, esperança e amor, para que sejamos capazes de agir como Jesus agiu, conforme descrevem os evangelhos”.

2ª Noite – 25/07 (Sexta-feira)

Subtema: Sant’Ana e São Joaquim ajudai-nos a assumir a nossa missão.

Noiteiros: Vicentinos, Centro Madre Cabrine, Creche São José, Escola Cleonice Soeiro Castelo Branco, Associação de Moradores, Projovem, Pastoral da Pessoa Idosa, NAPI, Irmãs de São José, Jardim Esplanada e Moradores das Ruas: Dr. Djalma Nunes, Raimundo Ferreira, Abel Amorim, Ademar Soares e Edgar Menezes.

3ª Noite – 26/07 (Sábado)

Subtema: Sant’Ana e São Joaquim rogai a Deus por nossa comunidade.

Noiteiros: PASCOM, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Jovens, Comunidade do Novo Marcos, Centro Imaculado Coração de Maria, Terço dos Homens, Legião de Maria, Conjunto José Clementino, Quadras 12 e 17 e Moradores das Ruas: Carlos Reneth, Francisco Rubens, Antônio Januário e José Clovis.

DIA DA FESTA – 27/07 (Domingo)

6h – Meditação do Terço
10h – Missa e confraternização com as crianças
17h – Procissão saindo da Creche Profª Florinda e logo após Celebração da Santa Missa.