A VIDA CRISTÃ É UM CHAMADO PARA A LIBERDADE

A 3ª noite do Tríduo em prepara a festa de Irmã Dulce teve com noiteiros a Pastoral do Dízimo, Catequistas e catequizados, ECC – Encontro de Casais com Cristo, Pastoral da Pessoa Idosa e Escola Municipal Isolina Nunes Barbosa. O tema refletido foi: Nós vos pedimos pelos que sofrem com Tráfico Humano.

O Tráfico Humano é um dos modos atuais da escravidão, é hoje a terceira atividade mais lucrativa no mundo do crime organizado que envolve adoção ilegal de crianças para transplante de órgãos, tráfico de pessoas para a prostituição, exploração sexual, trabalho escravo e outros muitos.

Todo ano a Campanha da Fraternidade trata de um assunto específico, e este ano nos convida, nos desperta para este verdadeiro drama da exploração e do comércio de pessoas rompendo assim com o projeto de Vida e Liberdade apresentado no texto da Palavra (É para a liberdade que Cristo nos Libertou). Ser livre é viver com dignidade, tendo o que é de direito na vida, casa, terra, comida, saúde, educação, segurança e respeito, relatou Ildecir Batista, pregadora da 3ª noite.

É um convite para uma maior sensibilização da sociedade, de todas nós, de todas as pessoas de boa vontade no sentido de procurar combater a cultura do bem-estar, que leva as pessoas pensar só em si, tornando-as insensíveis ao sofrimento dos outros, complementou a pregadora.

“Esta cultura do bem-estar, este pensar só em si mesmo nos leva à indiferença a respeito do sofrimento dos outros, não nos interessa, não é responsabilidade nossa.” (Papa Francisco)

Segundo Ildecir, a Proposta de Deus é outra. “A vida Cristã é um chamado para a liberdade, liberdade que não é libertinagem que só busca, só coloca tudo a serviço de si mesmo e os outros que se danem”.

A verdadeira liberdade nos leva a crescer no amor e no Dom de si a serviço dos outros. “Toda vocação deve ser para servir”.

Hoje estamos pedindo pelos que sofrem por causa da prática desumana que é Tráfico Humano, pedindo pela vida, pedindo por intercessão de Irmã Dulce um modelo de fidelidade aos ensinamentos e prática de Jesus em favor da vida.

Este ano estão sendo celebrados os 100 anos do nascimento de Ir. Dulce, celebrando uma vida, uma vocação dedicada ao próximo com muito amor, doação sem medir esforços.
Ildecir, em sua reflexão cita algumas frases de Irmã Dulce que expressão muito bem esse entregar-se ao bem do próximo:

“Minha religião é a do amor e minha linguagem é a do coração”.
“Minha política é a do amor ao próximo”,
“Miséria é falta de amor entre os homens”
“Só com amor, Fé e dedicação é possível transformar a realidade em que vivemos”.

Temos ai um modelo de fé, amor e dedicação ao próximo. Um modelo de pessoa sensível ao sofrimento dos irmãos, um modelo de fé, coragem e dedicação. Um modelo de pessoa livre, criada para a liberdade como nos diz o texto da Palavra que ouvimos (Gl 5,1. 13-15) liberdade para se doar sem medida, foi assim que Irmã Dulce Viveu, complementou Ildecir.

E continuou a pregadora, “todo festejo ou tríduo em honra de um Santo(a) deve ser um momento onde a comunidade se renova na fé, na esperança, na fraternidade e no compromisso com a vida, vida da comunidade, vida dos irmãos (ãs), vida digna e livre”.

Numa fala sobre sua obra Ir. Dulce disse: “Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente. Esta obra não é minha. È de Deus. E que é de Deus permanece para sempre”.

Que a exemplo dela, esta comunidade possa permanecer firme no amor, no serviço a favor dos irmãos e na fé no Deus que permanece para sempre e deve ser a razão única de nossa vida e de nossas ações a favor de uma vida digna e livre de todo tipo de escravidão. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, finalizou Ildecir.

Veja alguns momentos da 3ª noite.

Pascom-Remanso, com informações de Ildecir Batista.