POR QUE DIZER SIM A UMA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE QUE FAÇA A REFORMA DO SITEMA POLÍTICO BRASILEIRO?

O site do Plebiscito Constituinte, plebiscitoconstituinte.org.br, divulgou material com sete razões que nos estimulam a participarmos entre os dias 01 e 07 de setembro do plebiscito popular, dizendo sim a uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

A seguir um resumo das sete razões:

1- A população brasileira não acredita mais em seus representantes políticos e nas instituições políticas do país.

2- As eleições estão sendo decididas pelo poder econômico, que financia campanhas políticas a fim de eleger candidatos comprometidos com seus interesses.

3- É bastante reduzido o número de representantes de trabalhadores, mulheres, negros, indígenas, LGBTs e jovens no Congresso Nacional.

4- Os congressistas, em sua maioria, não querem fazer a reforma política, pois temem perder seus privilégios.

5- Para avançarmos em políticas que visam a melhora da saúde, educação, moradia, democratização da mídia etc., precisamos mudar as regras do jogo político, pois as atuais só servem aos grandes empresários detentores do poder econômico.

6- O povo precisa eleger uma Constituinte com a tarefa exclusiva de fazer a tão sonhada reforma do sistema político brasileiro.

7- A Constituinte é o único caminho que nos possibilitaria a fazermos a reforma política capaz de aprimorar a democracia representativa e aprofundar a democracia direta e participativa com controle social.