A EXEMPLO DE SÃO VICENTE, PROCUREMOS DESCOBRIR A VERDADEIRA LIBERDADE

Na noite desta sexta-feira, 26/09, a comunidade de São Vicente de Paulo viveu a última noite do Tríduo em preparação para a grande festa que acontece hoje, 27/09, com a Celebração da Santa Missa ministrada pelo Pe. Benedito e Pe. Edmundo.

A última noite teve como tema: A exemplo de São Vicente, procuremos descobrir a verdadeira liberdade. Para ajudar na reflexão a equipe organizadora convidou o confrade Paulo Sérgio, da Paróquia de São José Operário, Casa Nova-BA, que veio acompanhado de sua esposa Regina Célia.

“São Vicente de Paulo é conhecido em todo o mundo como o pai dos pobres, protetor da infância e consolo de todos os que sofrem. Celebrar um santo é celebrar o próprio Deus, que fez maravilhas naqueles que se abrem e se tornam dóceis ao seu espírito Santificador. São Vicente tornou-se dócil a vontade de Deus e a sua Palavra, e para todos nós, hoje é exemplo de vida cristã a ser imitado.”

Refletindo o evangelho de João 8,32, o pregador chamou a atenção de como estamos vivendo a liberdade que Jesus nos deu. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Que liberdade? A liberdade pra fazer tudo o que quiser? A liberdade para vender seu próprio corpo? A liberdade para abortar seu próprio filho? A liberdade para escravizar o irmão? Para extrair seus órgãos e vendê-los? Para traficar as pessoas?

Certamente essa não é a verdadeira liberdade que Cristo nos concedeu. Essa liberdade, conquistada na cruz pelo sangue precioso que nosso Senhor Jesus Cristo derramou por nós, é para colocarmos a serviço do próximo, do pobre, do marginalizado, assim como fez São Vicente. É para vivermos em harmonia, amando o nosso próximo, é para sermos felizes e alegres e transbordar essa felicidade aqueles que não conhecem a verdadeira liberdade, disse o pregador.

Imagens da última noite do Tríduo:

Procissão de Entrada

Acolhida da Palavra
"Somos profetas do Senhor com a missão de evangelizar e levar a luz da fé e do conhecimento aos nossos irmãos."

Momento do Ofertório
"A maior doação é aquela que nos faz renunciar a nós mesmos em favor dos menos favorecidos."

"Nossa resposta a Deus é abrir o nosso coração em generosidade e derramar diante de Dele nós mesmos, nossas lutas, nossas dores, nossas alegrias e também o fruto do nosso trabalho, a nossa doação material em favor da Igreja, fornecendo-lhe o suporte em sua missão de evangelizar que, na verdade, é também missão de todos e de cada um de nós batizados."

Momento da Ação de Graças

Casal Paulo Sérgio e Regina Célia, entre os dois Drª Mariazeinha (Vicentina de Remanso)

PASCOM-Remanso, com informações/fotos de Auricelio Bacelar.