ANIMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO FORAM MARCAS DA 2ª NOITE DO TRÍDUO EM HONRA A SÃO VICENTE DE PAULO

Esta quinta-feira, 25/09, foi o dia da segunda noite do tríduo em preparação para a festa de São Vicente de Paulo. Uma noite que ao certo surpreendeu positivamente toda comunidade reunida, que foi estimulada a fortalecer ainda mais sua fé no Deus que sempre diz “sim” a vida e que nos pede para fazermos o mesmo. O subtema proposto para a reflexão foi “Com Jesus e São Vicente lutar sempre pelas vítimas de qualquer tipo de tráfico”. A reflexão do subtema foi ministrada pelo catequista Tiago Andrade, enquanto que a animação da noite ficou sob a responsabilidade do coral Santa Cecília.

A comunidade que compareceu à segunda noite do tríduo testemunhou uma celebração que se destacou pela organização, animação e conscientização, fruto do discernimento que a fé nos proporciona fazer. Quando a equipe responsável pela organização trabalha em sintonia e a criatividade artística nos proporciona momentos de profunda reflexão, a celebração acaba se destacando pela participação entusiasmada de todos. São sinais de manifestação do Reino. É o futuro que se antecipa no presente, iluminado todo um processo de caminhada. É, em fim, a irrupção da eternidade.

O tráfico humano, lembrou Tiago Andrade, atua em quatro modalidades: a exploração laboral, o tráfico para fins de exploração sexual, para remoção de órgãos e o tráfico de crianças. Esta realidade nojenta só existe por causa da idolatria ao dinheiro e ao poder. Isto é, milhares de seres humanos são transformados em mercadoria a fim de produzir lucro para alguns. Toda esta situação de exploração humana contradiz a mensagem do Evangelho de Jesus, que veio ao mundo para garantir vida abundante a todos (Jo. 10,10). Todo ser humano tem direito a uma vida digna e é obrigação do cristão ajudar a promover a dignidade da pessoa humana, pois todos nós somos filhos e filhas de Deus.

Em sua pregação Tiago Andrade exortou toda a comunidade a sair do comodismo e perceber que a realidade do tráfico humano não está distante de nós, pois em nossa cidade vivenciamos a triste situação de pessoas, sobretudo jovens, vítimas das drogas, do trabalho sub-humano, da prostituição etc. O mundo e a nossa cidade precisam de mais cristãos comprometidos com a promoção da vida e que não ficam indiferentes quando veem a imagem de Deus desfigurada no irmão que sofre. Papa Francisco afirma que “se queremos seguir Cristo de perto, não podemos procurar uma vida cômoda e tranquila. Será uma vida empenhada, mas cheia de alegria”.

Nesta última noite do tríduo, 26/09, o sub-tema proposto para a reflexão será: “A exemplo de São Vicente, procuremos descobrir a verdadeira liberdade”.

Imagens da 2ª noite do Tríduo a São Vicente:

Tiago Andrade, jovem catequista e pregador da 2ª noite.

Irmã Tereziata, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa - Diocese de Juazeiro/BA

Crianças (momento do ofertório)

Momento do Ofertório

Momento da Ação de Graças

Irmã Catarina e Irmã Tereziata

Grupo de Catequistas

Grupo de Oração Rainha da Paz, Renovação Carismática Católica de Remanso

Confira mais fotos em nossa "GALERIA"

PASCOM-Remanso, com texto de Marcos Paulo e fotos de Auricelio Bacelar.