ARTIGO: O FUTURO DO VELHO CHICO?

A imagem* acima é desoladora, mas infelizmente pode vir a ser real no futuro. A notícia divulgada ontem por meios de comunicação de todo o Brasil de que a nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra (MG), está secando deve preocupar a todos nós. É claro que o fato se deve à estiagem histórica que atinge o sudeste do país, mas não deixa de causar espanto, pois a própria seca prolongada é uma reação da natureza a tanto desmatamento e poluição que a sociedade brasileira vem infringindo à suas reservas naturais, sobretudo na Amazônia (mas também em outras áreas como aqui mesmo na caatinga). Um descaso a tanta beleza que Deus nos deu.

Enquanto no sudeste nossos compatriotas aguardam as chuvas o que nos toca é refletir seriamente o que estamos fazendo para proteger o Rio tão precioso para nós do Vale do São Francisco. Talvez o voto, nessa época de eleições seja nossa melhor forma de reivindicar uma atenção maior a um dos maiores patrimônios naturais do país, o Velho Chico que dá vida a nosso povo e à nossa região.

*Montagem feita Alexandre Mesquita, publicada por Geraldo José nesta quarta-feira (24).

PS.: Quem quiser saber mais sobre o que acontece com o rio, sugiro ler esta matéria do jornal Estado de Minas: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/09/23/interna_gerais,571977/chefe-de-parque-em-mg-afirma-que-nascente-do-rio-sao-francisco-esta-secando.shtml.

PASCOM - Remanso, com informações de Mirrail Menezes (Pascom - Diocese de Juazeiro)