COMBATER TODA FORMA DE ESCRAVIDÃO E GARANTIR A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

A primeira noite do tríduo em honra a São Vicente teve como subtema “É para liberdade que Cristo nos libertou”. A pregadora da noite foi a catequista prof.ª Veraneide e a comentarista, a catequista Juliana. A animação da celebração ficou sob a responsabilidade do coral infantil Irª Margarida.

Refletindo o texto retirado do evangelho de Mateus, capítulo 7, versículos de 1 a 12, Veraneide lembrou a toda comunidade reunida que Jesus propõe um modelo de sociedade em que todas as pessoas, como verdadeiras filhas e filhos de Deus, sintam-se co-responsáveis umas pelas outras, partilhando das dores e alegrias e, sobretudo, promovendo no outro a dignidade que quero que seja garantida a mim. “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o vós também a eles”. (Mt. 7, 12)

O Tráfico Humano reduz a pessoa humana à condição de simples mercadoria, transformando-a numa escrava. “A escravidão acontece quando uma pessoa considera que a outra pessoa é sua propriedade e a trata como um objeto que lhe pertence. É o domínio de uma pessoa sobre a outra”, afirmou Veraneide. Ora, como podemos ficar indiferentes a esta situação quando sabemos que foi “para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl. 5,1)? Um autêntico cristão, seguidor de Jesus Cristo Libertador, precisa denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano, bem como colocar-se ao lado das vítimas deste negócio espúrio para reerguê-las e curá-las. Muitas vezes, como nos alerta o papa Francisco, habituamo-nos com o sofrimento do outro, afirmando que a dor dele não é de responsabilidade nossa. É a chamada globalização da indiferença.

Por fim, Veraneide destacou que “às vezes se usa a palavra escravidão ou escravizar para dizer que alguém se deixa dominar por algum vício como beber, fumar e ingerir drogas”. E questionou: “será que às vezes a gente também não se deixa escravizar por alguns costumes e atitudes como fumar, beber, jogar, deixando de lado as palavras de Jesus?” Jesus nos liberta para que possamos escolher entre o bem e o mal, ou entre o certo ou errado. “Você é capaz de dizer não quando alguém o convida para fazer algo errado?”, indagou Veraneide.

Nesta segunda noite, 25/09, o sub-tema proposto para a reflexão será: “Com Jesus e São Vicente lutar sempre pelas vítimas de qualquer tipo de tráfico”. A meditação será feita pelo jovem catequista Tiago Andrade.

Profª. Veraneide Brito, pregadora da noite

Fiéis de São Vicente de Paulo - 1ª noite do festejo