COM MUITA FÉ E ALEGRIA A COMUNIDADE DE REMANSO ENCERRA OS FESTEJOS DE SUA PADROEIRA

18:27 - 1 comentário

Milhares de fiéis e romeiros de Nossa Senhora do Rosário acompanharam a procissão de encerramento dos festejos da padroeira da comunidade católica de Remanso. A caminhada, como sempre, é marcada pelas as várias expressões de fé do povo, que vai caminhando e louvando a Deus pela vida e exemplo de fé de Maria. É momento também de “pagar” promessas e fortalecer o compromisso com o projeto de vida de Deus.

Dona Lúcia, como verdadeira religiosa, participa todo ano da festa. Considera emocionante o momento da procissão. Para ela, as palavras que revelam quem é Maria são “paz, amor e mãe”. Já Luciene, moradora de Remanso há mais de 30 anos e membro do ECC, considera os festejos de Nossa Senhora do Rosário “a coisa mais importante do ano”. Para ela, este período de festa em Remanso é um momento “enriquecedor para a cidade e para toda a comunidade”.

A característica mais marcante da festa é o envolvimento e a dedicação da comunidade católica remansense em todas as noites do novenário e também durante a procissão.

Rosimeire ficou muito feliz com a organização e com a harmonia da festa, pois “cativa a população remansense e comove todo mundo”. Para ela, a festa de Nossa Senhora é uma bela oportunidade de trazer os filhos e filhas de Remanso que moram em outros lugares à cidade para aprofundar a fé e contemplar a beleza destes dias. As palavras que definem a festa de Nossa Senhora do Rosário, segundo Rosimeire, são: fé, esperança, paz e harmonia.

Elisângela, paroquiana do Santuário de Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro Bahia, participa da festa de Nossa Senhora do Rosário há pelo menos 5 anos, com muita alegria e fé. Para ela, Maria, mãe de Jesus e nossa, “é nossa intercessora e sempre conosco estar, não somente quando a buscamos em oração, mas, principalmente, nos fortalecendo e mostrando seu exemplo de missionária, de mãe e de serva de Deus. Maria nos ensina a está sempre a disposição do Senhor para servir a Deus, a Igreja e aos irmãos”.

Ione, paroquiana de Remanso, participa há 19 anos da festa. Iniciou no coral organizado pela Irª Joana Margarida, que como missionária, ensinava a importância da veneração à Nossa Senhora. Em seu depoimento a equipe da Pascom, Ione afirmou que “através de Nossa Senhora nós encontramos o caminho e chegamos a Jesus”.

Durante o novenário de Nossa Senhora do Rosário, a comunidade de Remanso recebe vários pregadores e padres, que com suas palavras contribuem para alimentar e fortalecer a fé do povo, indicando os caminhos que ele deve seguir para melhorar a sua missão de ser sal e luz para o mundo, anunciando, sobretudo com a vida, o Evangelho de Jesus Cristo.

Padre Josemar Mota foi um deles. Natural de Remanso e atualmente pároco do Santuário Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro, considera a festa de Nossa Senhora do Rosário “um motivo de alegria e de ação de graças a Deus”. Primeiro porque é uma tradição secular e possibilita reviver, nestes dias, muitas histórias, inclusive aquelas relacionadas com sua infância e juventude. Disse também que durante o novenário ele rever muitas pessoas amigas que moram em outros lugares, familiares e conhecidos. “A festa da padroeira é um momento de louvor e agradecimento a Deus, onde todos nós nos congregamos em torno da nossa mãe comum para alimentarmos a nossa amizade, a nossa fraternidade e o nosso companheirismo”, afirmou pe. Josemar. A festa de Nossa Senhora é o momento de “entregarmos na mão de Maria a nossa missão de sermos sal e luz do mundo como nos disse Jesus”, conclui o pároco do Santuário.

Já padre Isael do Santuário de Nossa Senhora das Gotas, participa da festa de Nossa Senhora do Rosário pela segunda fez e já adiantou que no próximo ano, se Deus assim permitir, estará de volta. Para ele, durante a festa o que se percebe é a fé do povo. “Milhares de pessoas saem às ruas para louvar a Deus por intermédio de sua mãe, Nossa Senhora do Rosário”.

É interessante notar, relata padre Isael, que “os filhos da cidade de Remanso se juntam, vem de outras cidades e até de outros estados para participar desta festa, que abrange não só a cidade de Remanso, mas também o interior desta paróquia”. Enfim, ficou maravilhado e admirado com a fé do povo remansense e, em especial, para com Nossa Senhora do Rosário. A grandiosidade da fé cristã e do amor a Nossa Senhora se manifestam na simplicidade do povo, afirmou padre Israel.

Com texto de Marcos Paulo (Pascom-Remanso) e colaboração de Marcelo (Pascom-Diocese)