CUIDAR DA CRIAÇÃO: GESTO CONCRETO DA LIBERDADE HUMANA

A primeira noite do novenário em preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário ocorrida nesta terça-feira, 21/10, apontou-nos em direção aquilo que caracteriza estes dias de muita graça e luz. De fato, os romeiros e devotos de Nossa Senhora do Rosário participam das celebrações com muita fé, alegria, atenção e confiança de que a novena é um momento oportuno de aprofundamento da fé em Deus e no seu projeto de vida.

O tema da festa é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema, “É para liberdade que Cristo nos libertou”. Neste primeiro dia, o subtema proposto para a reflexão foi “A criação, fonte da dignidade humana” e a pregação ficou sob a responsabilidade de padre João Mendes Sena da paróquia de Bom Jesus de Curaçá.

Refletindo um trecho do livro de Gênesis (2, 5-15), Pe. João afirmou que a fé em Deus nos faz lembrar que a liberdade é fruto da ação de Deus na história da humanidade e não apenas um conceito. Deus não somente gera vida, mas também cria as condições para uma vida digna e feliz. Por serem livres, o homem e a mulher constroem suas vidas a partir das relações que vão estabelecendo com a natureza e com as outras pessoas. A liberdade em Deus é exigente, pois nos faz co-responsáveis pela criação, exigindo de cada um de nós o cuidado com a natureza e com o próximo.

Deus criou o ser humano e o pôs no jardim do Éden, onde havia todas as condições necessárias para o exercício de uma vida diga e feliz para todos. Ao atualizarmos o relato do livro do Gênesis para os dias atuais, nós, sujeitos do semiárido nordestino, também fomos colocados num jardim, que é o vale do Rio São Francisco, região rica, com muitas espécies de vida e frutos. Infelizmente, o mau uso da liberdade nos fez descuidar dos limites do rio, o que levou a destruição de suas matas ciliares e sua poluição com agrotóxicos e esgotos. Também degradamos a nossa caatinga com a prática, por exemplo, da pecuária extensiva.

Porém, em entrevista concedida a equipe da Pastoral da Comunicação após a celebração do primeiro dia do novenário, Pe. João Mendes nos recordou a existência de pessoas e instituições preocupadas com o cuidado com a criação. Essas pessoas, os ambientalistas, “são os profetas de hoje, o grito de Deus para nós”, afirmou o pároco da paróquia de Curaçá. É importante recordar também os trabalhos desenvolvidos em nosso município pelo SASOP e pelo IRPAA. Estas instituições da nossa região colaboram com a vida, com a preservação do meio-ambiente, mostrando que é possível conviver com o semiárido, usufruindo de suas riquezas sem precisar destruí-lo.

Ouça entrevista com Pe. João Mendes