‘‘DEUS PRECISA DE PESSOAS OCUPADAS COM O CORAÇÃO DO BOM SAMARITANO’’

A penúltima noite do novenário em preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário foi a noite da juventude, em especial, dos jovens que se organizam em grupos. A celebração deste oitavo dia de novena foi realizada por frei Rogério, pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz em Salvador Bahia. Ele também fez a meditação do subtema da noite: “Proteger a vida que é dom de Deus”.

Participando pela primeira vez da novena, frei Rogério revelou à equipe da Pascom a alegria por ter tido a oportunidade de estar presente neste momento muito importante da fé do povo católico de Remanso. O que ele percebeu foi “muita alegria e muita participação” dos devotos e romeiros de Nossa Senhora do Rosário. Também ficou encantando com a quantidade de pessoas presentes na praça, com as apresentações, com a juventude, as crianças e a sede de fé do povo.

Frei Rogério - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz - Pituba - Salvador/BA
(pregador da 8ª noite)

Em sua pregação, frei Rogério afirmou que “a vida humana é o maior tesouro que Deus deixou no mundo”, por isso nós, cristãos e cristãs, precisamos promovê-la. Nós temos que ser o bom samaritano, “os anjos de carne e osso, que devem ter as mãos estendidas para ajudar as pessoas que mais precisam”, exortou o pregador da noite.

Refletindo o trecho do Evangelho de São Lucas que fala do bom samaritano (Lc. 10, 25-37), frei Rogério afirmou que sempre existe alguém que precisa de ajuda e cuidado. O próximo que precisa de ajuda é aquela pessoa que é incapaz de se ajudar, independentemente de raça, religião, nação ou classe social. “As pessoas necessitadas são aquelas que não podem fazer nada por si mesmas”, garantiu frei Rogério.

A fé na pessoa e na missão de Jesus converte o coração pela força do amor feito serviço e doação. A ação do Espírito Santo torna a vida mais dinâmica, livrando a pessoa do comodismo e do egoísmo. O amor se torna um gesto concreto de solidariedade, fraternidade e senso de justiça.

A dinâmica do amor de Deus nos projeta na direção da pessoa necessitada, pois a lógica Dele nos revela que o que as pessoas mais necessitadas precisam é de um olhar misericordioso e acolhedor. Para transformar o mundo segundo a sua vontade, Deus conta com a participação de pessoas que sejam capazes de, por meio da fé, contemplar, no presente, uma realidade ideal que viverão de maneira plena no futuro. Assim, serão capazes de manter sempre viva a esperança de um mundo melhor. É como afirmou frei Rogério: “Deus precisa de pessoas ocupadas com o coração do bom samaritano”.

Confira mais fotos.