IRMÃ JOANA MARGARIDA: MISSIONÁRIA DA UNIDADE PELA MÚSICA E PELO CANTO

11:11 - 2 comentários


A sexta noite do novenário em preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário aconteceu neste domingo, 26/10. O subtema proposto para reflexão foi “Missão para libertar: ‘Enviou-me para anunciar a libertação (Lc. 4,18)” e a pregadora da noite foi a nossa querida irmã da Conferência de São José de Chambéry, Irª Cleide, que atualmente realiza sua missão aqui na comunidade de Remanso.

Todos os anos o novenário de Nossa Senhora do Rosário presta homenagem a alguma pessoa que fez da sua vida um sinal do amor de Deus no mundo. Este ano, a grande homenageada foi Irª Joana Margarida, que durante vários anos dedicou sua vida ao serviço da comunidade remansense.

Refletindo o trecho do Evangelho de São Lucas (Lc. 4,18), Irª Cleide lembrou-nos que “ao falar na Sinagoga, Jesus assumiu as palavras do Profeta Isaias (Is. 61, 1-2), em que anunciava a todas as nações a sua missão de ungido do Senhor”. Disse também que este trecho do Evangelho nos relata “o programa central da vida e da missão de Jesus aqui na terra”. “Jesus acolheu essa missão pelo poder do Espírito”. “Anunciou a Boa-Nova, proclamou a libertação aos cativos, recuperou a vista aos cegos, livrou os oprimidos e proclamou o perdão e a misericórdia do Senhor”. Esta foi a grande missão de Jesus aqui na Terra.

Prosseguindo em sua reflexão, Irª Cleide afirmou que “como batizadas (os), discípulas (os) de Jesus de Nazaré, todos nós temos a mesma missão”. Seja através da Palavra que anunciamos, seja pela oração que fazemos, pelo bem que realizamos; seja através da acolhida que fazemos, pela inclusão dos excluídos e marginalizados da sociedade; pela esperança que transmitimos aos desesperados e violentados, pela caridade que praticamos ao próximo e pela que fé testemunhamos, nós vamos atualizando a missão de Jesus no mundo.

Sem dúvidas, Irª Joana Margarida foi um sinal vivo da presença do Reino entre nós, pois “através de sua presença simples, muito amorosa, deu a sua contribuição, desenvolvendo do seu jeito, o programa de vida de Jesus”, recordou-nos Irª Cleide.

A seguir publicamos um texto-poema de autoria de Irª Cleide intitulada “Bem aventurada Irmã Joana Margarida”. O mesmo foi declamado pela autora ao final de sua pregação.


Irmã Cleide - Remanso - Pregadora da 6ª Noite

Bem-Aventurada Irª Joana, que soube acolher com amor e alegria as pessoas, fazendo da sua vida uma oração e da oração a sua vida.

Bem-Aventurada Irª Joana Margarida, que foi presença de pertença no meio do povo remansense, sendo amante da comunhão e de seu carisma de unidade, cativando muitas pessoas a viveram e cativando muitas vocações.

Bem-Aventurada Irª Joana, que com coragem, sabedoria, corresponsabilidade, assumiu a travessia da vida comunitária como escolha própria e existencial.

Bem-Aventurada Irª Joana, que teve uma visão e o cuidado com o planeta, assumindo uma postura de sensibilidade e indignação, contribuindo com a construção de cisternas nas comunidades rurais.

Bem-Aventurada Irª Joana Margarida, que soube viver sua vocação de mulher e de mulher consagrada, pelo seguimento a Jesus de Nazaré, vivendo a força do testemunho pelo caminho dos votos de pobreza, obediência e castidade.

Bem-Aventurada Irª Joana, que soube partilhar seus dons e talentos, promovendo muitas vidas.

Bem-Aventurada Irª Joana, que soube viver com muita intensidade sua espiritualidade na mística da Trindade, Encarnação e Eucaristia.

Obrigada Irª Joana por sua vida. Vida doada e consumida em Remanso, onde com sua ajuda conhecemos o Rosto de Deus Pai-Mãe e amigo de todas e todos”.   

Confira mais fotos

Procissão de Entrada
Procissão de Entrada - Coroinhas
6ª Noite - Padre Benedito - Remanso/BA
6ª Noite - Padre Benedito - Remanso/BA
6ª Noite - Procissão de Entrada - Pastoral da Pessoa Idosa - Noiteira
6ª Noite - Procissão de Entrada - Vicentinos - Noiteiro
6ª Noite - Procissão de Entrada - Pastoral da Criança - Noiteira
6ª Noite - Procissão de Entrada - Grupo de Libertação AA - Noiteiro
6ª Noite - Grupo de Canto Revivendo em Cristo - Animação
6ª Noite - Procissão de Entrada da Palavra
6ª Noite - Procissão de Entrada da Palavra
6ª Noite - Anjinha - Carro em homenagem à Irmã Joana

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

2 comentários:

  1. A cada ano que passa a fé do nosso povo fica mais intensa... Salve Nossa Senhora do Rosário.

    ResponderExcluir
  2. Uma linda noite que emocionou muitas pessoas!!! Toda homenagem feita a Ir. Joana será pouco , por tanta coisa boa que ela nos deixou. Graças a Deu nossa igreja hoje possui muitos jovens frutos dessa missionária!!!! Parabéns a todos que prepararam essa noite!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top