JESUS, O EXEMPLO E MODELO COMPLETO DE EVANGELIZADOR

O subtema proposto para a reflexão nesta quinta noite do novenário de Nossa Senhora do Rosário foi “Reino de Deus, evangelização e compromisso social”. Nesta quinta noite, a comunidade católica de Remanso acolheu o casal de pregadores Fátima e Marcos, missionários da comunidade Mãe Imaculada, cujo carisma é promover a restauração espiritual dos filhos de Deus, possibilitando a eles a descoberta de uma vida nova em Cristo.

Refletindo o trecho do Evangelho de São Lucas (Lc. 9, 10-17) em que é relatado o milagre da partilha, os pregadores da noite lembraram a todos os devotos e romeiros de Nossa Senhora reunidos na praça que Jesus é o exemplo e modelo completo de evangelizador. “Jesus é para nós referência daquele que evangelizou; que levou o anúncio da Palavra, mas que também foi atento às necessidades do outro. Ele quis nos mostrar que devemos, com a nossa vida, evangelizar e também está atento ao outro, aquilo que o outro necessita”, afirmou à missionária Fátima em entrevista concedida a equipe da Pascom.

Jesus anunciou o Reino de Deus não somente com sua pregação, mas, sobretudo, com sua própria vida. Ele nos convida também a fazermos o mesmo.

Exemplo de evangelizador que ama com a vida e com as ações, Jesus sempre foi atento às necessidades do povo. Ele veio para dar a vida em abundância. Veio trazer o Reino de Deus por completo, satisfazendo as necessidades do povo, tanto as espirituais, quanto as materiais. A Igreja, cuja missão é continuar o anúncio da Boa-Nova do Evangelho de Jesus Cristo, precisa ser uma Igreja de saída. “Nós enquanto católicos, que nos dizemos e nos consideramos católicos, nós precisamos, de verdade, ter este compromisso de levar a Palavra para o outro. Nós não podemos ficar com esta Palavra para nós, mas nós temos que buscar mais irmãos e também fazer nossa parte socialmente, [ajudando nosso irmão na sua necessidade concreta]”, exortou o missionário Marcos em entrevista concedida a Pascom após o término da celebração da quinta noite do novenário.

O que Maria pede a cada católico e a cada católica é muito mais que uma simples devoção. Ela que sempre esteve atenta às necessidades do povo (Lc. 1, 39-40 e Jo. 2,3), aponta cada um de nós a seu filho Jesus, pedindo que assumamos em nossa vida, com autenticidade e alegria, o Seu compromisso de anunciador do Reino ao mundo. Quando nós nos enchemos do amor de Deus, somos impulsionados a ir ao encontro do outro, sobretudo, aos mais necessitados.