LIBERDADE É DOM DE DEUS E CONQUISTA HUMANA

Chega ao fim o novenário de preparação para a festa de Nossa Senhora do Rosário. A celebração da nona noite e a meditação do subtema foram feitas pelo bispo da Diocese de Juazeiro, Dom José Geraldo. Segundo ele, a novena é um momento oportuno de aprofundamento da fé e revisão da nossa caminhada enquanto Igreja de Jesus.

Refletindo o subtema da noite, “Nossa Senhora do Rosário, ajude-nos a viver a liberdade que Cristo nos garante”, Dom José Geraldo afirmou que “Jesus nos libertou para sermos livres”. Disse também que “a liberdade está na essência da nossa criação, da nossa vida, do nosso ser”. É, portanto, uma qualidade essencial do ser humano.

A liberdade é dom de Deus e conquista humana. Nascemos dependentes e aprendemos a ser livres. “Se quisermos ser felizes, temos que construir juntos a liberdade e a felicidade”, esclareceu o pregador da noite. Porém, liberdade é diferente de libertinagem, lembrou Dom José Geraldo.

Existem pessoas que pensam que são livres quando desobedecem as regras sociais, seguem seus impulsos e fazem o que querem. Esse é o comportamento típico de uma pessoa libertina e não livre. Recordando os Padres da Igreja, o bispo da Diocese de Juazeiro lembrou aos fieis presentes na praça da Igreja Matriz que o ser humano foi criado livre “para fazer o bem e para praticar o que é bom”. Portanto, liberdade, na ótica cristã, é um ato inteligente orientado para o bem das pessoas e de toda a criação.

Somos totalmente livres para praticar o bem e criamos regras e limites para evitar a prática do mal. Devemos desde criança assumir a nossa responsabilidade de sujeitos dotados de liberdade. Os pais possuem um papel fundamental no cultivo dessa responsabilidade. Eles precisam aprender a impor limites ao comportamento de seus filhos. Dom José Geraldo usou de uma expressão forte para afirmar que “se em casa pai e mãe não dão limites a seus filhos, no mundo esses limites serão dados no tapa e na bala”.

O Reino de Deus anunciado por Jesus nos liberta de tudo aquilo que nos oprime seja física, espiritual e psicologicamente. Esses nove dias de novena foram momentos propícios para questionarmos o nosso compromisso com o projeto de vida de Deus. Estou sendo um verdadeiro discípulo (a) de Jesus? Como estou contribuindo com a construção do Reino de Deus?

Que Maria, exemplo perfeito de cristã comprometida com o Reino Deus, seja modelo de vida daqueles e daquelas que pela fé se comprometem com a pessoa e a missão de Jesus Cristo.