QUARTA FEIRA DE CINZAS

1ª Leitura: Jl 2, 12-18
2ª Leitura: 2Cor 5,10-6,2
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma não recebereis recompensa do vosso Pai que estás nos céus. Por isso [...], quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. [...] Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que estás no escondido. [...] Quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não veja que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

Comentando a Palavra

O início da quaresma é marcado, cada ano, com uma celebração de caráter penitencial. Assim é a quarta-feira de Cinzas. O texto começa por um alerta, cuja exigência prática para a vida do discípulo e de toda a comunidade cristã é a rejeição firme da hipocrisia, como se verá nas considerações das práticas tradicionais de piedade (jejum, esmola e oração), que eram aspectos importantes da vida religiosa no tempo de Jesus. Também recomendadas pela Igreja, como meios de uma verdadeira conversão, essa práticas não podem alimentar a vaidade de uma religião puramente exterior e se constitui num espetáculos público. Tais práticas, entre outras, não podem levar as pessoas a se fecharem em sim mesmas, pois têm por finalidade mover as pessoas a saírem de si mesmas e voltarem-se para Deus, que vê no segredo do coração, e se disporem a servir generosamente seus semelhantes. O jejum, a caridade fraterna e a oração são a expressão do desejo de uma profunda e verdadeira conversão; a conversão não é tarefa de um tempo, mas empenho de toda a vida. As práticas penitenciais devem nos conduzir à solidariedade com inúmeros de nossos semelhantes que sofrem.

"Ó Deus, tem piedade de mim" Sl 51(50)

(A Bíblia dia a dia - Edições Paulinas)