VEM AÍ A SEXTA EDIÇÃO DA FEIRA CULTURAL E SAÚDE DA MULHER

A Rede de Mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde e parceiros realizam nos dias 11 e 12 de março, a partir das 8 horas da manhã, a Feira Cultural e Saúde da Mulher, na Praça Manoel Firmo Ribeiro.

Com o tema “Mulheres na defesa de uma alimentação saudável”, a Feira tem como objetivo despertar nas mulheres e em toda família a importância de se produzir e consumir alimentos saudáveis como prevenção de doenças e promoção de uma saúde com mais qualidade.

O evento pretende também enfatizar que na sociedade as mulheres tem um grande papel na educação alimentar da família, porque, nas palavras de Lise Maria, uma das coordenadoras da feira, “são elas que principalmente ficam à frente desse processo na casa, na família, cuidando do alimento, do que fazer, como aproveitar os alimentos e como diferenciar aquilo que é saudável daquilo que não é”.

A programação da Feira contará com consultas médicas; preventivos; atendimento odontológico; testes rápidos; palestras e oficinas voltadas ao tema; exposição e comercialização de produtos dos grupos de beneficiamento e de artesanato.

No dia 11, a partir das 19h00minh, acontecerá a apresentação de uma peça teatral do grupo Ilumin’art e às 20h00minh, um show com Cristiane e banda.

Participe com a gente desse momento de lazer, cultura e saúde promovido pelas mulheres guerreiras de nossa cidade!

Feira Cultural e Saúde da Mulher, 6ª edição

Tema: “Mulheres na defesa de uma alimentação saudável”.

Local: Praça Manoel Firmo RibeiroCentro e
           Sociedade Beneficente Operário

Hora: das 8h30 até 23h

* Exposição e comercialização de produtos beneficiados, do quintal e artesanais;

* Intervenções culturais e recreação com crianças/ Antônio Ivo - IRPAA;

* Estanderes das instituições: Rede Mulheres, SASOP, IRPAA, CredAmigo, Banco do Nordeste, CTA, CREAS, Escritoras Remansenses: Maria Antunes e Rafaela Brito, Articulação Sindical e CESOL

* Espaço da Beleza (Limpeza de pele, auto-maquiagem, corte cabelo, escova e prancha)

* Atendimento da Saúde (SMS/CTA)

Abertura – 8h30

* Boas vindas/ entidades realizadoras
* Escola de Música: Adolescentes do Grupo de Convivência do CRAS/ Vila Santana;

Apresentação das oficinas:

1. Processamento do umbu e maracujá do mato/ Barbosa-Embrapa
(Local: Salão e cozinha STR)

2. Fruticultura de sequeiro: enxertia de umbu e enriquecimento maracujá do mato - Embrapa (Local: Salão STR)

3. Manejo apícola, colheita e beneficiamento do mel e subprodutos/ Profa. Eva – Univasf (Local: Operário)

Práticas sustentáveis para a cidade produzir alimentos saudáveis/ Conrado e Júlio Cezar – Núcleo Sertão Agroecológico UNIVASF
(Local: Centro São Vicente)

Aproveitamento dos alimentos/ Manhã - Camila... – Nutricionista Colégio Sete. Tarde - Márcia Ferreira - Nutricionista do Município

Convivência com o Semiárido/ Gizeli Oliveira – IRPAA
(Local: Operário)

A Troca de um Segredo/ Valéria Pamplona, Patrícia Ferreira e Vanessa Carvalho – CREAS

Gênero, o que precisamos entender? / Elizabeth Sequeira – CAR

TARDE

* Continuam Oficinas, Atendimento da Saúde e Espaço da Beleza e intervenções culturais e recreação para crianças/Antônio Ivo e equipe - IRPAA

* Coral do CRAS - Vila Santana

NOITE

* Teatro de Rua com grupo Iluminar’t: “Violência contra a mulher, uma atitude feminina”
* Cristiane voz e violão

* Sebastiana do Acordeon/ São Raimundo Nonato

Feira Cultural e Saúde da Mulher
Local: Praça Manoel Firmo Ribeiro – Centro
Hora: Das 8h até 13h

25 anos SASOP

Local: Centro Social

9h - Lançamento da Campanha: “Consumo Consciente e Saudável”, com a participação de Maria Emília Pacheco (Presidenta do CONSEA Nacional).

14h - Seminário: “Conquistas e Desafios das Políticas Públicas de Promoção da Agroecologia”, com a participação de Jorge Romano (Actionaid) e Silvio Gomes de Almeida (AS-PTA).

18h - Lançamento do vídeo institucional do SASOP
          Mostra Fotográfica durante todo evento

Rede de Mulheres de Remanso e Secretaria Municipal de Saúde.

Comissão Organizadora
Rede de Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde (CTA), Secretaria Municipal de Assistência Social (CREAS e CRAS), Grupos de Artesãs Nova Vida e Arte na Praça, Paróquia de Remanso/ Pascom, SASOP, IRPAA, APPR, Associação São José e Zabelê FM.

Apoio
Prefeitura Municipal de Remanso, SASOP, IRPAA, CredAmigo, STR Remanso,  Colônia Z-41, Rádio Zabelê FM, EMBRAPA, UNIVASF, Núcleo Sertão Agroecológico, Sociedade Beneficente Operário, Pax Nordeste, Posto Brito, Posto Hora, Comercial Grande Lago, Comercial Magazine, Papelaria Prisla, Modamor.