ARTIGO: Partilhando Experiências

Estamos vivendo a Quaresma, que é um período muito importante na Igreja católica. Tempo de preparação para a Páscoa do Senhor em que somos convidadas/os a olhar para dentro de nós mesmos para o exercício da oração, penitência, caridade e missão. Rever nossos propósitos e renovar nossas vidas para nos identificarmos cada vez mais com Jesus, que se entregou totalmente à humanidade. Nós também somos chamadas/os a fazer essa entrega generosa aos irmãos, sobretudo aos mais necessitados.

A Campanha da Fraternidade interage com a Quaresma e quer ajudar-nos a aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a Sociedade – propostas pelo Concílio Ecumênico Vaticano II – como serviço de edificação do Reino de Deus, no coração e na vida do povo brasileiro.

Neste sentido, participamos direto ou indiretamente de atividades promovidas pelos movimentos sociais e entidades do nosso município como:

A comemoração do dia Internacional da Mulher através da VI Feira Cultural e Saúde da Mulher, realizada pela  Rede de Mulheres de Remanso, com apoio de parceiros locais, no dia 11/03. O tema desse ano foi “Mulheres na defesa de uma alimentação saudável”, com o objetivo de despertar nas mulheres e nas famílias a importância de se produzir e consumir alimentos saudáveis, já que a mulher tem um papel fundamental na educação alimentar da família. A Feira também promoveu a realização de diversas oficinas, consultas médicas, atendimento odontológico, exames e atividades culturais durante todo o dia.

No dia 12 de março, foi realizado um seminário em comemoração aos 25 anos do SASOP (Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais),  entidade onde uma das leigas trabalha. Este foi um momento de celebrar e de refletir sobre o caminho percorrido, qualificando a sua intervenção junto às comunidades rurais e entidades parceiras, além de avaliar os resultados de suas ações e os rumos da entidade e do movimento agroecológico em meio a atual conjuntura. Também foi um momento de lançamento da Campanha Consumo Consciente e Saudável e reflexões sobre as Conquistas e Desafios das Políticas Públicas de Promoção da Agroecologia.

Estamos vivendo a experiência do trabalho Pastoral na Vila Matilde, onde depois de um tempo de visitas, oração e escuta das famílias percebemos a necessidade de ajudar a comunidade a assumir mais os trabalhos de evangelização, pois até então sempre tem sido pessoas de fora que se dedicam à catequese, às celebrações e outros. Para isto, foi realizada uma reunião no dia 21/03, onde as pessoas presentes partilharam o que já existe na comunidade e o que precisa melhorar. Ficou marcada outra reunião para o dia 11/04/2015 para juntos fazermos um planejamento para formação e organização da Comunidade

Tivemos também nosso dia de espiritualidade no dia 14/03 com o tema da Reconciliação. Momento de oração, onde rezemos dando olhando para dentro de nós mesmas, pois a reconciliação deve acontecer primeiro conosco mesmas (os). Estamos participando com a comunidade dos encontros da C.F, Celebrações e Vias Sacras, momentos que nos ajudam a refazermos nosso caminho com Jesus para com Ele Celebramos a Páscoa da Ressurreição.

Feliz Páscoa Para todas (os) !!!  LLPP’s de Remanso Bahia

Pascom-Remanso. Texto Leigas do Pequeno Projeto.