Leigos da PL de Remanso participam do encontro diocesano de liturgia

Nesse último final de semana, entre os dias 10 a 12 de abril, foi realizado um encontro diocesano de liturgia, no Centro de Treinamento de Lideres (CTL) em Carnaíba do Sertão, Juazeiro-BA. O encontro foi assessorado pelo leigo formador e coordenador da liturgia da paróquia Nossa Senhora da Conceição da Diocese de Mossoró-RN Rodrigo Éder, e coordenado pelo Padre José Erimateia (pároco da paroquia São Joao Batista – Uauá-BA) e a equipe diocesana da Pastoral Litúrgica.

Quase todas as paroquias da diocese de Juazeiro-Ba participaram, tendo a presença de cerca de 80 pessoas. Quatro leigos da nossa paroquia estiveram presentes durante os 3 dias de formação, Tiago representando os comentaristas, Yonne representando os salmistas e corais, Valdice representando a equipe de liturgia infantil e Michel -  membro da equipe diocesana de liturgia – representando os leitores.

O encontro foi norteado com o tema: ASSEMBLEIA CELEBRANTE E MINISTÉRIOS LITÚRGICOS. A formação foi dinamizado de momentos formativos, vivencias, celebrações, oficinas, laboratórios e partilhas de experiência.

Já dizia o Frei Alberto Beckäuser: “A Liturgia não nos pertence... ela é de Deus,  dom oferecido à humanidade por  Cristo e em Cristo. Não somos nós que a fazemos, ela é que nos faz. Não a possuímos, é ela que nos possui... devemos  deixar-nos conduzir por ela...”

O QUE É LITURGIA?

A palavra Liturgia vem de Origem grega: LIT (povo, comunidade) e URGIA serviço, obra, ação. A liturgia transporta a Bíblia da situação de Palavra-memória para a situação de Palavra-operadora de salvação.

LITURGIA: OBRA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
Deus Pai – CRIAÇÃO
Deus Filho – SALVAÇÃO
Deus Espírito Santo – SANTIFICAÇÃO

O assessor expôs que os vários ministérios litúrgicos ajudam no fortalecimento do povo sacerdotal real que anuncia o Ressuscitado por meio da celebração Eucarística. Acolhida / Leitores / Salmistas / Cantores / Instrumentistas/ Organizadores dos espaços celebrativos / Sonoplastas / Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística / Acólitos / Comentaristas / Assembleia e Presidente.

Segundo o Padre José Erimateia para o ano que vem, fica a proposta da temática do encontro diocesano ser sobre Música.

O encontro foi avaliado com positividade e concluiu-se com a Celebração da Santa missa presidida por D. José Geraldo e concelebrada pelo padre José Erimateia.

Pascom-Remanso, com fotos de Clara e texto de Michel