PAIXÃO DO SENHOR

Primeira leitura: Is 52,13-53,12

Segunda leitura: Hb 4,14-16;5,7-9

Evangelho: Jo 18,1-19,42

Na tua mão está o meu destino. (Sl 31/30)

Cor: Vermelha

"Eu não encontro nele nenhum motivo de condenação. [...] Quereis que eu vos solte o Rei dos Judeus?". Eles, então, se puseram a gritar: "Este não, mas Barrabás!". [...]

Comentando a Palavra

Neste dia as palavras devem ceder lugar ao silêncio e à contemplação. Trata-se, ao fazer memória da paixão e morte do Senhor, de estar com ele. É a oportunidade de permitir que o nosso olhar, encontrando Jesus no seu sofrimento, nos transforme profundamente seguindo a graça de Deus. Ao apresentar Jesus à multidão depois de tê-lo duramente açoitado e humilhado, Pilatos se dirige à multidão: "Eis o homem!". De fato, Jesus é o homem que realiza o projeto de Deus para o ser humano feito à sua imagem e semelhança. Mas este homem é, também, o homem desfigurado pelo mal presente na humanidade, desfigurado a ponto de não parecer sequer humano. O que desfigura o servo fiel de Deus é o mal que seduz e destrói. Aquele que "passou pelo mundo fazendo o bem" é acusado, segundo nosso relato, de ser um malfeitor. Aquele que só falou o bem e fez a muitos viverem pelo sopro de sua palavra, aquele que é a Palavra encarnada do Pai, é condenado como blasfemo. A iniquidade humana ceifa dramática e violentamente a vida, apoiando-se na mentira, na confissão e na dissimulação. Mas Deus pode fazer jorrar água da pedra. Por isso, mesmo no que a história humana tem de mais perverso, Deus revela o seu plano de amor. Para nós que celebramos a paixão do Senhor é ocasião, de, olhando para o Crucificado, nos perguntarmos: "Que poderei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que ele me fez?; ou ainda, dizer do mais profundo do coração ao Senhor crucificado: "Nós te adoramos, nós confiamos em ti".

(Bíblia dia a dia. Edição Paulinas, 2015)