Jovens da Paróquia de Remanso participam de Encontro de Formação em Pilão Arcado

21:14 - Não comentado



Nos dias 16 e 17 de maio, aconteceu o 1º Encontro de Formação de Líderes com jovens das paróquias de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes no Centro de Treinamento Palmeiras de Elim (“Roça dos Padres”), em Pilão Arcado.

O encontro de formação, promovido pela Diocese de Juazeiro, com o curso CDL (Curso de Dinâmica para Líderes), foi assessorado por jovens da própria Diocese: Élio Batista (Assessor Diocesano da Juventude), Lorraine Costa (Renovação Católica Carismática), Beatriz Pinheiro (RCC), Lucas Machado (Coordenador do Grupo de Jovens e PJMP) e Gerson Gomes (Coordenador da Pastoral Universitária).

O curso durou dois dias, por conta de uma grade extensa de temas abordados pelos palestrantes e monitores. Este encontro, a nível PARECAL (Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes), reuniu 56 participantes das três paróquias, de acordo com os monitores da CDL. De Remanso, compareceram jovens da cidade, da Malhadinha e de outras localidades do interior, a exemplo de: Ramom, Reilson Araújo, Rosana Araújo, Railson, Mariângeles, Ejielson e Paloma. Além disso, a formação contou com a presença ilustre do pároco local, Guilherme.

Entre vários temas abordados durante as palestras, ficou evidente a preocupação com a falta de formação básica dos jovens articuladores/coordenadores dos grupos da Igreja. As palestras foram dirigidas de forma prática e pedagógica, com dinâmicas e animações.

Ademais, foi abordado pelo palestrante Élio Batista “a decadência dos grupos paroquiais e a falta de comprometimento dos jovens católicos que ainda frequentam a Igreja; além da dispersão e a saída de muitos jovens que antes frequentavam a Igreja”. Citou ainda, com ar de preocupação, outro fato: “a falta de conhecimento bíblico dos jovens católicos, que deixam a desejar nesse quesito importante”.

Durante o curso, foram abordados temas de questionamento histórico e apresentado pelos próprios participantes, em dinâmicas reflexivas, a exemplo do “ANALFABETISMO E POBREZA” e “O BRASIL DAS DESIGUALDADES”, que ainda são problemas enfrentados em território brasileiro — e destaque de luta da Igreja com as pastorais.

Quem compareceu na formação, recebeu muitas informações e dicas de como se situar diante de uma coordenação — além de ter a visão autoreflexiva enquanto cristão e componente de um grupo da Igreja.

Após o término do curso, foi celebrada uma missa especial com o Pe. Guilherme, que abençoou o encontro de formação e a todos que estiveram presentes no local.



Pascom-Remanso, com informações de Matheus – PJMP Remanso


  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top