Comunidade do Espinheiro recebe a 9ª Romaria do Povo de Deus

Aconteceu neste domingo, 19/07/15, na comunidade do Espinheiro a nona edição da Romaria do Povo de Deus. Este é um momento oportuno para o povo manifestar sua fé e refletir temas atuais e de grande relevância para uma vida comunitária. Neste ano, o tema escolhido para reflexão foi “Preservar a água é cuidar da vida”.

Durante a caminhada, o povo cantou, rezou e refletiu sobre três temas relacionados à questão do cuidado e preservação da água: agrotóxicos, Lei do Saneamento e resíduos sólidos. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, sendo que 99% destas substâncias utilizadas na agricultura vão para os rios, solos, ar e água subterrânea.

De todo esgoto coletado, 63% vão para praias e rios. O Brasil possui um Plano Nacional de Saneamento Básico que prevê investimentos na ordem de 420 bilhões de reais para sanear o país em até 20 anos. O decreto federal nº 8.211/2014 estipula que até o fim de 2015 todo município brasileiro tem que apresentar seu Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja elaboração tem que envolver toda a sociedade.

A destinação inadequada dos resíduos sólidos (lixo) contribui para, entre outros impactos, a contaminação do solo e dos fluxos hídricos. A lei 12.305/10 fala sobre a prevenção e redução dos resíduos sólidos a partir de hábitos de consumo sustentável, da reciclagem e da reutilização do lixo.

Para Lurdinha da equipe do SASOP, “é um grande alegria ver que o pessoal está participando deste momento não só pela questão da oração, mas também por uma questão de conscientização, porque no momento em que a gente reflete sobre isso [a água] acredito eu que mais consciente fica o povo”. A romaria “é um momento de esclarecer certas coisas, de abrir os olhos das pessoas, principalmente daqueles que menos preservam a natureza, que mais gasta água”.

Já para Rosana Araújo, uma das lideranças da PJMP em Remanso, a romaria foi de suma importância não só para o povo cristão, mas também para a sociedade como um todo, pois levou “a conscientização do bom uso da água, da preservação da água”. Ela lembrou ainda o valor das cisternas para a vida dos moradores da zona rural. Já Reilson Araújo, também da PJMP, destacou a participação bastante expressiva da juventude na romaria, mostrando que ela se interessa em fazer algo de importante para as comunidades.

Para Dora da comunidade do Espinheiro, a romaria “foi maravilhosa” e certamente irá contribuir para fortalecer a fé do povo do Espinheiro.

Um dos momentos marcantes da romaria aconteceu durante a celebração da Missa, quando houve a benção da água, que foi identificada por Agostinho Neto, articulador do IRPAA em Remanso, na comunidade do Novo Marcos. Em seguida, a água foi aspergida sobre o povo. Agostinho possui o dom de identificar água no subsolo, técnica que é popularmente conhecida como vedor.

A romaria terminou com o tradicional café-da-manhã fruto da partilha dos alimentos trazidos pelos romeiros.

Confira fotos da 9ª Romaria clicando AQUI.