MST Regional Norte realiza XII Encontro de Educadoras e Educadores

Nesses dias 1°, 02 e 03 de julho, educadoras e educadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão reunidos no Assentamento Luiz Nunes, no município de Casa Nova para o XII Encontro de Educadores/as da Regional Norte do MST.

Tendo como eixo norteador a temática: “A educação do MST: Espaço de construção e formação social”, o encontro reúne educadoras do movimento e/ou que lecionam em assentamentos e acampamentos nos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Remanso, Senhor do Bonfim e Curaçá.

Na abertura dos trabalhos, na manhã de ontem (1°), uma mesa inicial contou com a participação de Adailson Barbosa, da NRE 10 da Secretaria de Educação do Governo da Bahia, Maria Carmelita da Secretaria de Educação de Casa Nova, da assistente social Areta Borges, do coordenador da Regional Norte do MST, Paulo César e do vereador Tiano Felix – PT, de Juazeiro.

Após a plenária inicial, o vereador Tiano Felix proferiu uma palestra sobre a atual conjuntura política brasileira, debatendo temas como a relação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, lutas de classes e o Brasil no cenário político internacional. Para ele, mais do que a luta contra o latifúndio, “é preciso está atento aos diversos inimigos dos movimentos sociais, presentes no congresso, em setores do governo, no judiciário e principalmente nas grandes corporações midiáticas”.

Após o debate mais essencialmente político, a educadora da RESAB (rede de Educação do Semiárido Brasileiro) Elileuza Silva assumiu os trabalhos com uma discussão focada na educação brasileira e educação do campo, com temas como índices educacionais, Plano Nacional de Educação e sistemas de avaliação.

Até amanhã (03), as educadoras e educadores ainda irão debater a trajetória da educação do MST na Bahia, participar de grupos de trabalho sobre infância, adolescência e juventude Sem Terra, além de um GT sobre Adultos e Idosos Sem Terra, culminando com encaminhamentos para o Encontro Estadual de Educadores do MST Bahia.

Comunicação Sertão do São Francisco.
Pelo Direito Humano à Comunicação!