GRUPO COROINHAS REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO

11:58 - 1 comentário

Neste último sábado, 15 de agosto de 2015, aconteceu no salão do centro social, a primeira formação com os novos coroinhas da Paroquia Nossa Senhora do Rosário. Com a participação de mais de 50 adolescentes e jovens, a formação teve por iniciativa e organização do coordenador do grupo Tiago da Silva e do auxiliar Ramon Oliveira, que tiveram a iniciativa a partir da observação e percepção do grande crescimento do grupo e a necessidade de aprofundar a missão e as responsabilidades que deve ter um coroinha e um acólito.

O encontro teve início às 09:30 da manhã com um momento de aprofundamento em oração, onde conduzidos pela Irmã da congregação de São José, Irmã Cleide, os adolescentes e jovens perceberem o poder da oração, fazendo uma reflexão utilizando os elementos que compõem uma espiga de milho. Nesta reflexão Irmã Cleide focalizou na união e no compromisso com Deus que devemos ter continuamente. Os ex-coordenadores do grupo, Reilson Santos e Fernando Campinho, trouxeram ao grupo de forma dinâmica, simples e criativa, o que vem ser o coroinha, a sua função, as responsabilidades e ações participando do altar do Senhor e também fora dele.

No período da tarde, a formação teve muita animação, dinâmicas e divisão de grupos para serem trabalhados os pontos principais da formação. Foi-se trabalhado pelos jovens assessores Fernando Campinho, Reilson Santos e Solange Reis, em oficinas separadas, os mandamentos do coroinha, os livros litúrgicos e os objetos e espaços litúrgicos.

Depois de se aprofundar esses temas, os coroinhas e acólitos apresentaram com teatros e dramatizações, o que foi compreendido e estudado nas oficinas, para que todos os coroinhas tivessem acesso a todos os pontos e processos dessa formação. Encerrando, Irma Aline, Irmã da congregação de São José, realizou uma oração profunda e a ciranda da vida, onde complementa toda a temática refletida o dia todo. Em sua última fase da formação o coordenador Tiago, emocionado recordou alguns passos do grupo, alguns coroinhas que estão assentes do município e agradecendo a todos que participaram desse momento.

Focalizando a vida de São Tarcísio, padroeiro do grupo e com os parabéns aos coroinhas pelo seu dia e pelo dia de seu padroeiro a formação encerrou com um abraço coletivo com todos os participantes e assessores.

Uma formação maravilhosa, que contribuiu com os passos que o grupo de coroinhas de nossa paróquia está dando, um grupo cheio de fé e coragem em servir ao Senhor no altar e fora dele. Que o Senhor anime a todos os novos coroinhas e acólitos de nossa paróquia!

Pascom - Remanso, com informações de Reilson Santos e fotos grupo Coroinhas.