Regional do PARECAL realiza Assembleia de Catequese

17:29 - Não comentado


No último final de semana, 21,22 e 23 do presente mês, aconteceu no município de Pilão Arcado, no centro de formação Palmeiras de Elim, a assembleia de catequese com as paróquias que formam o regional PARECAL, Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

A assembleia do regional, foi assessorada pela Irmã Elita, que de forma aprofundada e reflexiva, trouxe o temática do ser profeta. Um tema de suma importância para o trabalho dos catequistas que estão no dia a dia lhe dando com as ações proféticas e missionárias em nossas paróquias. Englobado nesse tema, foi-se discutido e colocado em comunhão os pontos que ajudou os catequistas do regional refletirem e buscarem melhorias nas ações proféticas em suas paróquias.

Trabalhando os profetas bíblicos, seu contexto histórico, suas características, seu modo pessoal e comunitário de se viver nesta sociedade, ajudou os catequistas a perceberem a vida dos profetas bíblicos. Os catequistas partilharam as experiências de ser profeta, as ações da catequese, o que pode ser melhorado nessas ações... E em outro momento foi-se refletido a encíclica papal “Louvado Seja”, onde os catequistas perceberam e refletiram a ação profética que se manifesta no cuidado com a natureza, na preservação da criação Divina e como pode ser levado aos grupos de catequese essa conscientização.

Uma assembleia participativa, animada, descontraída e bastante produtiva, fez com que os catequistas percebessem a sua importância na missão de ser profetas nos dias de hoje. Com a participação efetiva do Pároco de Pilão Arcado, Padre Guilherme, e da coordenadora diocesana da catequese, Carminha, a assembleia trouxe um incentivo aos catequistas em buscar melhorias em suas comunidades, no que diz respeito ao ser profeta em meio as dificuldades.


Os catequistas participantes da assembleia avaliaram o mesmo como maravilhoso, pela troca de experiência, as vivências comunitárias, a interação das paróquias, e a formação que a mesma trouxe, a partir do tema. Essa avaliação da assembleia se dá por toda sua programação que incluiu, momentos de oração e reflexão, momentos de animação, noite cultural, trabalhos em grupo, apresentações teatrais envoltos no tema, celebração eucarística e o convívio dos catequistas das três paróquias.

“Agradecidos a Deus por essa assembleia, colocamos nas mãos do criador, a vida de cada catequista, a sua missão, a dedicação e a perseverança de levar o profeta Jesus Cristo, como exemplo a ser seguido em nossa caminhada.


A assembleia do PARECAL encerrou-se com a expectativa da participação do regional na Romaria Diocesana da catequese que irá se realizar no próximo mês. Esperamos com a graça de Deus a participação do nosso regional na Romaria, e que a mesma seja sinal de sermos profetas em movimento, em missão!


PASCOM-Remanso, com textos e fotos de Reilson Santos.



  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top