Cuidar da água é se responsabilizar por nossa casa comum

A água é um elemento fundamental para a vida dos seres vivos. Ninguém consegue viver sem água. Ela é um recurso finito e vulnerável. Por isso, nós precisamos cuidar, economizar e preservar a água que está à nossa disposição.

As pesquisas mostram que no século XXI um terço dos países do mundo terá escassez permanente de água. No território brasileiro, encontram-se 12% da água doce disponível para o consumo humano. O Brasil é, portanto, um país muito rico em recursos hídricos.

Todos nós temos o direito de ter água, sobretudo de tê-la limpa e de boa qualidade e não água suja e contaminada. Mas como garantir a todos e todas água limpa e de qualidade?

LEI DO SANEAMENTO BÁSICO – Lei 11.445

Quatro componentes fazem parte do saneamento básico: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais. Um sistema adequado de saneamento básico preserva e garante água boa e de qualidade.

Você sabia?

O Brasil tem um Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB), que pretende investir cerca de 420 bilhões de reais em 20 anos para sanear o país.

Todo município brasileiro tem que apresentar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Toda sociedade tem que se envolver na elaboração do PMSB, procurando saber se ele está sendo elaborado, qual é o prazo de sua apresentação e propondo soluções para os problemas que atingem seu município.

51,9% das residências brasileiras não possuem saneamento básico.

63% do esgoto coletado vão para praias e rios.

88% das mortes por diarreia no mundo são causadas por falta de saneamento básico.

AGROTÓXICOS

Segundo dados do IBGE, os agrotóxicos são a segunda causa de contaminação das águas, perdendo apenas para o esgoto doméstico.

Agrotóxico é toda substância química utilizada na agricultura para controlar insetos, doenças ou plantas daninhas que atingem as plantações. Os agrotóxicos prejudicam a saúde humana, a fauna e a flora aquática e os solos.

Você sabia?

A agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil. São cerca de 70%.

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

O consumo anual de agrotóxicos no Brasil tem sido superior a 300 mil toneladas de produtos comerciais.

De 2000 a 2012, o aumento em toneladas de agrotóxicos compradas no Brasil foi de mais de162%.

99% dos agrotóxicos utilizados vão para os rios, solos, ar e água subterrânea.

RESÍDUOS SÓLIDOS – Lixo

Os resíduos sólidos são restos sólidos ou semi-sólidos de atividades humanas ou não-humanas. O manejo inadequado deles pode provocar uma série de problemas ambientais, sociais e econômicos.

Você sabia?

Existe uma lei, a lei nº 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A lei 12.305/10 fala sobre a prevenção e redução dos resíduos sólidos a partir da prática de hábitos de consumo sustentável, da reciclagem e da reutilização do lixo.