Diocese de Juazeiro ganha Bispo Coadjutor: Frei Carlos Alberto, Ofm

Frei Carlos Alberto Breis Pereira (Frei Beto), OFM, Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, foi eleito Bispo pela Santa Sé e nomeado como Coadjutor da Diocese de Juazeiro, na Bahia. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, e publicada no Jornal L’Observatore Romano. Na Diocese de Juazeiro Dom José Geraldo deu a notícia em uma coletiva de imprensa realizada no Auditório Papa Francisco, próximo à Catedral-Santuário.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M., nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Diocese de Joinville (SC). Ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Depois, se transferiu para a Província de Santo Antônio do Brasil, no nordeste. Emitiu a profissão religiosa como Frade Menor Franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado sacerdote em 20 de agosto de 1994.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER (1988-1989) e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda – IFTO (1990-1993).  Licenciou-se em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma (2005-2007).

No âmbito da sua Ordem desempenhou os cargos de pároco em várias paróquias;  Mestre dos professor temporários; Secretário provincial da formação e estudos; Guardião e Definidor provincial; Vigário provincial; Moderador da formação permanente; Coordenador do serviço de formação da Conferência O.F.M. no Brasil. Atualmente, é Ministro Provincial da Provincia de “Santo Antônio”, com sede em Recife.

O anúncio da eleição foi feito nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, por D. Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, em companhia de Dom Genilval Saraiva, Bispo Emérito de Palmares-PE. Em visita logo pela manhã a Fraternidade do Convento de Santo Antônio do Recife, onde vive Frei Beto, comunicaram a Mensagem recebida da Santa Sé e presentearam o novo eleito com uma cruz peitoral e um solidéu.

Pascom-Remanso, informações da Diocese de Juazeiro BA