Entrega de ramos em Uauá é tema de livro do Padre José Erimatéia

Lançado no último dia 23, o livro “O rito de entrega de ramos no novenário de São João Batista em Uauá-BA" aborda elementos tradicionais da cultura religiosa do povo uauaense. De autoria do padre José Erimatéia, a obra é o resultado de sua pesquisa para especialização em Liturgia.

O livro evidencia aspectos da construção da Igreja Matriz e o surgimento da entrega de ramos, costume realizado durante as novenas do padroeiro da cidade, São João Batista. Após as celebrações, a comunidade em procissão se dirige para a casa do noiteiro do dia seguinte, cantando louvores e fazendo orações.

A relação entre esse rito popular e a liturgia da Igreja, o sentido teológico e aspectos voltados à participação plena e consciente dos devotos também são ressaltados na obra. Padre José Erimatéia traz ainda a opinião de alguns paroquianos sobre a entrega de ramos.

“A leitura é uma rica fonte de pesquisa que contribui para ampliar o acervo cultural e religioso da cidade de Uauá. O rito de entrega de ramos é bem significativo, pois ressalta a responsabilidade que todos devem ter para com a fé e a devoção ao padroeiro”, afirmou o padre.

Para ter acesso ao livro, entre em contato no telefone (74) 3673 1069.

PASCOM Remanso

Por Meire Souza / Pascom Uauá