Prioridades da ação pastoral e evangelizadora da Diocese de Juazeiro para o triênio 2017-2019

Na última Assembleia Diocesana de Pastoral, ocorrida entre os dias 04 e 06 de novembro de 2016, foram delineadas as três prioridades que nortearam a ação pastoral e evangelizadora da Diocese de Juazeiro para os anos de 2017, 2018 e 2019, bem como um conjunto de atividades que as paróquias, pastorais, movimentos e comunidades devem empenhar-se em realizar neste triênio que se inicia.

Prioridades:

1.           Juventudes
2.           Formação que une fé e vida à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI)
3.           Cuidado e responsabilidade com o meio ambiente – a Casa Comum.

Atividades assumidas em nível diocesano:

1.  Articular a criação da Pastoral da Sobriedade em vista do enfrentamento e combate às drogas. Atenção especial aos jovens em situação de vulnerabilidade social com ações preventivas (do latim pre-venire, que significa “chegar antes”).

2.  Acompanhar, em todos os nove municípios da Diocese, as perspectivas e ações públicas em torno do Saneamento Básico, formando parcerias com grupos e entidades já existentes, a exemplo do MPC (Movimento Pró Cidadania).

3.  Realizar caminhadas e celebrações junto ao Rio São Francisco em todas as paróquias dos regionais, com gestos concretos a serem assumidos em vista de sua preservação.

4.  Fortalecer a Escola de Fé e Política, convocando mais pessoas para dela participarem.

5.  Produzir material de reflexão e estudo sobre a Doutrina Social da Igreja.