Ações e Projetos do Irpaa são apresentados para Padres da Diocese de Juazeiro

09:41 - Não comentado

Os trabalhos, ações e projetos em defesa da Convivência com Semiárido com base nas experiências de produção apropriadas ao clima da região, desenvolvidos pelo Irpaa há 27 anos, foram apresentados no último dia 06 desse mês para 28 padres que compõem a Diocese de Juazeiro, durante um encontro com esses religiosos no Centro de Treinamento em Carnaíba do Sertão. Estes mesmos trabalhos já haviam sido expostos e discutidos pela equipe do Irpaa há alguns dias com o bispo Dom Beto, que achou a proposta muito interessante e solicitou a apresentação para os padres.

Durante a exposição, os padres tiveram a oportunidade de conhecer não somente o trabalho de fortalecimento da produção agropecuária familiar desenvolvido pelo Irpaa, a partir das potencialidades produtivas locais, mas também, os desafios que as populações do sertão encontram para assegurar acesso às fontes de água e a terra em tamanho apropriado. As lutas e desafios das comunidades que vivem nas áreas de Caatinga e que fazem a preservação do bioma, especialmente nos fundos de pastos, também estiveram na apresentação que contou ainda com a exposição da importância da educação voltada para a realidade do Semiárido e de um modelo de comunicação que valorize as experiências do povo dessa região.

O Coordenador Geral do Irpaa, Cícero Félix, lembrou que o trabalho da instituição teve como base, algumas comunidades de paróquias da Diocese, e que o bispo Dom José Rodrigues, presidente fundador do Irpaa, deu importantes passos em defesa da proposta da Convivência com Semiárido quando dentre tantas ações, incentivou campanhas para construção de cisternas em toda a Diocese. Cicero expôs ainda um pouco da dinâmica de trabalho da instituição e de sua parceria com outras organizações sociais e com a própria igreja.

No final da apresentação, todos foram convidados a degustar produtos típicos da região como queijo de cabra, sucos e doces de umbu dentre outros alimentos vindos de regiões e comunidades que Irpaa atua ao longo dos anos.

Alguns padres de cidades e paróquias que conhecem bem o trabalho do Irpaa, demonstraram interesse em estreitar mais ainda a parceria na intenção de ampliar o trabalho da instituição para que haja um maior apoio de agentes e religiosos que possam contribuir bastante com a implementação da Convivência com Semiárido em favor das famílias do campo e da cidade em toda a Diocese.

PASCOM-Remanso. Texto: Comunicação Irpaa / Foto Eixo Terra




  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top