CNBB divulga nota sobre a reforma da previdência

17:01 - Não comentado


Em nota divulgada nesta quinta-feira, 23/03, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil condena a PEC 287/2016, que trata da Reforma da Previdência.

A nota começa lembrando a Constituição Federal em seu artigo 6º, que estabeleceu que a Previdência é um Direito Social dos brasileiros e brasileiras”. Ressalta, ainda, que “os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática” e “qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”.

Questiona os números apresentados pelo Governo Federal (ilegítimo e golpista, diga-se de passagem) sobre o tal déficit da previdência. Nenhuma discussão sobre a necessidade de equilibrar esse déficit pode desconsiderar valores ético-sociais e solidários. Porém, conforme a entidade que representa os Bispos católicos, “na justificativa da PEC 287/2016 não existe nenhuma referência a esses valores, reduzindo a Previdência a uma questão econômica”.

Essa proposta de emenda constitucional escolheu o caminho da exclusão social, afirma taxativamente a nota, “ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres”; “ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais”; “ao comprometer a assistência aos segurados especiais”; “ao reduzir o valor da pensão para viúvas e viúvos” e “ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do BPC”.

Por fim, a nota da CNBB é clara ao dizer que se faz necessário “auditar a dívida pública, taxar rendimentos das instituições financeiras, rever a desoneração de exportação de commodities, identificar e cobrar os devedores da Previdência” tendo em vista a ampliação dos recursos que seriam utilizados no financiamento da Previdência Social.

Para impedir que a reforma seja aprovada só há um caminho: a mobilização de cristãos e pessoas de boa vontade “ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados”.

Para conferir a íntegra da nota é só clicar aqui





  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top