Manifestação contra a reforma da previdência e o Governo Temer agita a manhã de Remanso

A quarta-feira, 15/03, foi marcada por várias manifestações organizadas por trabalhadores e trabalhadoras, estudantes e demais organizações da sociedade civil contra a PEC 287 proposta pelo governo ilegítimo e golpista de Michel Temer.

Essa proposta de emenda constitucional quer mudar a Previdência Social, ferindo e abolindo os direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora. Propõe, dentre outras insanidades, aumentar o tempo de contribuição para garantir a aposentadoria com salário integral de 30 anos para mulher e 35 anos para o homem para 49 anos de contribuição para ambos os sexos, aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos também para ambos os sexos, atingindo os trabalhadores tanto do meio urbano, quanto do meio rural.

O objetivo maior de todas essas medidas é enfraquecer a Previdência Social em favor dos interesses dos planos privados de previdência. Ora, como será praticamente impossível uma pessoa se aposentar com salário integral, ela terá que contratar um plano privado. Porém, como nem todas as pessoas têm condições de assiná-lo, os menos favorecidos serão os mais prejudicados com essa reforma.

Essas manifestações que ocorrem em todo Brasil chegaram a Remanso/BA. Aqui, estudantes, professores, sindicalistas, ONGs que trabalham a convivência com o semiárido, pescadores e pescadoras, paróquia, grupos de capoeira e classe trabalhadora do campo e da cidade promoveram um protesto contra o governo golpista de Michel Temer e a Reforma da Previdência na manhã do dia 20/03/17. Foi muito bonito ver a intensa e forte presença dos jovens estudantes: uma verdadeira aula prática de política e cidadania.

Padre José Benedito Rosa, falando em nome da paróquia Nossa Senhora do Rosário, disse que “a Reforma da Previdência é desumana e desrespeita os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. Já para Terezinha, trabalhadora da área da saúde, a única maneira de impedir que a Reforma da Previdência seja aprovada é o povo indo para as ruas para protestar, exigindo a saída imediata de Michel Temer da presidência do Brasil.

Foi neste clima de revolta contra um governo insensível com as demandas da classe trabalhadora que teve início a concentração dos manifestantes às 08h00minh na Praça Manoel Firmo Ribeiro. Foram oferecidos espaços de fala para quem quisesse se manifestar.

O advogado Arthur, membro da direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), lembrou que uma das categorias mais prejudicadas com a eventual aprovação dessa reforma é a dos pescadores e pescadores, bem como a dos professores. E mais: essa reforma, como está sendo proposta, atenta contra os direitos dos menos favorecidos.

João Neto, vice-prefeito pelo PT, afirmou que enquanto a luta do movimento sindical é no sentido de ampliar direitos, a PEC 287 quer tirar direitos. Para ele, as mulheres serão as mais prejudicadas, assim como os trabalhadores e trabalhadoras do meio rural.

Beronice, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso (STR), lembrou que a proposta de Reforma da Previdência não foi discutida com os trabalhadores.

Márcio Garcia como representante dos estudantes dos colégios estaduais Reitor Edgar Santos e Olímpio Campinho reforçou que eles apoiam a manifestação e que são contra a Reforma da Previdência, “que vem para coibir os trabalhadores, para escraviza-los”.

Didi, vereador pelo PC do B, acredita que esta é a primeira de várias outras manifestações que irão acontecer em Remanso.

Professora Rivânia, coordenadora da APLB, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, tranquilizou os profissionais em educação sobre a legalidade e legitimidade da greve. (Alguns professores de Remanso aderiram à greve de dez dias proposta pela APLB em toda a Bahia, atendendo uma resolução da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – votada no último congresso realizado pela entidade).

Após as falas, foi feita uma caminhada em torno do Mercado Municipal, onde foram expostas bandeiras e faixas com palavras e frases de ordem.

PASCOM-Remanso, Fotos: Ivan Ferreira