Fórum social mundial tem início com marcha de abertura

17:58 - Não comentado



O primeiro dia do Fórum Social Mundial (FSM) aconteceu nesta terça-feira, 13/03, com a tradicional Marcha de Abertura, que saiu do Campo Grande, percorrendo a Avenida Sete de Setembro em direção a Praça Castro Alves. Neste ano de 2018, o FSM ocorre em Salvador/BA, entre os dias 13 e 17 de março, com o tema “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência” e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”.

Pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, reunidas em movimentos, entidades ou mesmo individualmente saíram às ruas da cidade por volta das 16h30minh defendendo suas bandeiras de luta, a exemplo do direito de todos terem uma moradia, terra e trabalho, expressar livremente sua sexualidade e viver em um mundo justo e democrático, onde a economia é colocada a serviço da vida.

Participaram da marcha, dentre outras lideranças, Ângela Guimarães, presidenta da União de Negros pela Igualdade (Unegro). Ela afirmou que “Vivemos tempos difíceis em âmbito global. Governos que reprimem e incentivam uma economia que não cabe o povo, só o mercado. Esse Fórum é também um grito pelo direito à vida, o direito de existir e resistir”. Em seguida arremata dizendo que o Fórum “é um brado contra o genocídio da mulher negra, contra o ódio religioso que atinge as comunidades de matrizes africanas no Brasil. Outro mundo não é só possível, é urgente e necessário.”

Os organizadores do evento esperam contar com a presença de, no mínimo, 60 mil participantes. Já confirmaram a participação no Fórum os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Lugo, Pepe Mujica e o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

  • Compartilhe este post:

Administração

Pastoral da Comunicação - Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Remanso/BA - Diocese de Juazeiro/BA

Recent Posts

0 comentários:

ATENÇÃO:

Deixe aqui seu comentário. Fique à vontade para opinar ou somente dizer o que achou do artigo!

Proibido deixar dados pessoais como Email, MSN, Telefone, Endereço, etc.
Por favor não use palavras agressivas.
Não faça Spam.

Boletim informativo

Cadastre-se agora para receber as últimas notícias de nosso site!

Powered by Blogger.
back to top